Renato Senise

Renato Senise

Entrevista com Alan Shearer: ‘Se Harry Kane ficar no Tottenham, tem tudo pra bater meu recorde’


Antes de tudo, alguns dados: Alan Shearer é o maior artilheiro da história da Premier League, com 260 gols. Ele liderou o Blackburn no único título da Premier League que o clube tem em sua história (1994-95). Foi artilheiro da PL em três temporadas (1994-95, (1995-96, 1996-97). Tem o maior número de hat-tricks da história da competição, 11 no total. É o maior artilheiro de todos os tempos do Newcastle, com 206 gols. Podemos dizer, sem nenhuma dúvida, que Alan Shearer é uma lenda. Mas seus recordes estão em risco.

Harry Kane fez 39 gols em 2017. Superou o recorde de gols em um único ano na Premier League, que era de Shearer: 36 em 1995. Kane conquistou a chuteira de ouro pela segunda vez, e já é o artilheiro da atual edição, com tudo para igualar a marca de Shearer. Com seis hat-tricks no ano passado, Kane já tem oito em sua carreira, se aproximando dos 11 de Shearer. Mas, o que todos na Inglaterra já começam a perguntar é: se, ou quando, Kane irá se tornar o maior artilheiro da Premier League. Falta muito, é verdade. O atacante do Tottenham tem 137, pouco mais da metade que o ídolo do Blackburn e do Newcastle. Mas…

No vídeo acima, Shearer dá uma aula de como ser um centroavante. Fala da importância de prever onde a bola vai chegar, do posicionamento, do domínio, de ser capaz de fazer gols de esquerda, direita, cabeça, dentro da pequena área, de longe. E ele vê todas essas qualidades em Harry Kane. Mais: diz que, se Kane permanecer no Tottenham por mais tempo, vai sim quebrar o seu próprio recorde. Alguém vai questionar o professor?