Renato Senise

Renato Senise

Presidente odiado pela torcida coloca clube da Premier League à venda. Mas quem quer comprar?


Um clube tradicionalíssimo. A torcida considerada, por muitos, a mais apaixonada e fiel da Inglaterra. Um time que luta para se manter na primeira divisão. Um técnico idolatrado pelos fãs. E o presidente… mais odiado da Premier League.

No vídeo, os torcedores do Newcastle mostram a verdadeira raiva que sentem do mandatário. Rafa Benítez, treinador campeão da 2ª divisão da temporada passada, fala que precisa de reforços. E imagens belíssimas do glorioso St. James’ Park, o estádio que, semana sim, semana também, recebe 55 mil pessoas nas arquibancadas.

Mike Ashley é dono do clube há 11 anos. Empresário, tem patrimônio de 3,2 bilhões de dólares, avaliado pela revista Forbes. É dono de uma das principais redes de lojas de materiais esportivos da Inglaterra. Rede essa que tem publicidade em TODAS as partes do estádio (como você também pode ver no vídeo). Mas esse dinheiro não é revertido para o clube. O Newcastle tem o 15º elenco mais caro da Premier League, à frente apenas de clubes modestos (Huddersfield, Brighton, Burnley e Bournemouth). Time avaliado em 146,5 milhões de libras (Transfermakt). Isso tudo explica a pressão dos torcedores. E porque o presidente decidiu, de novo, se desfazer do clube.

Mike Ashley já colocou o Newcastle à venda em 2009. Não recebeu nenhuma proposta. Dessa vez, encontrou uma interessada. A empresária Amanda Staveley. O problema está no valor. Ashley quer 300 milhões de libras. Staveley bate o pé em 250 milhões. Homem e mulher de negócios,  que sabem cuidar do dinheiro (próprio), claro que a negociação seria demorada. A imprensa britânica divulgou no final de 2017 que o negócio emperrou. Os torcedores se desesperaram. Mas, parece que o atual presidente começa a amolecer a interessada no clube. E a negociação pode estar próxima de um final. Feliz, sem dúvida, para os torcerdores. 

O cenário fica mais dramático por vários motivos. O time luta desesperadamente contra o rebaixamento. Rafa Benítez implora por reforços (entrevista dele no vídeo acima), e se eles não vierem, certeza que o treinador adorado pelos torcedores sai no final da temporada. A janela de transferência já está aberta, e enquanto a situação não se resolver, nenhum novo jogador deve pintar nos Magpies. 

O tempo está passando. E o futuro do Newcastle depende dessa negociação. Não é fácil sobreviver sem dinheiro na Liga mais rica e disputada do mundo.