NFL na ESPN

NFL na ESPN

Brady, Gurley, Wentz, Brown ou outro? Os candidatos ao prêmio de MVP de 2017

ESPN.com.br

A temporada regular chegou ao fim, os playoffs estão começando, mas o momento é perfeito para discutirmos quem será eleito o MVP de 2017.

O prêmio será entregue na noite do dia 3 de fevereiro, véspera do Super Bowl, mas vai alimentar discussões até lá.

Vale lembrar que os votos não levam em consideração o que o jogador venha a fazer agora na pós-temporada.

Confira quem são os principais candidatos:

 

  • Tom Brady - Patriots

Getty
Tom Brady pode ser MVP pela terceira vez
Tom Brady pode ser MVP pela terceira vez

Aos 40 anos, Tom Brady demonstrou que está longe de estar acabado. Ninguém teve mais jardas lançadas do que o camisa 12 de New England (4.577), e ele ainda foi o terceiro com mais passes para touchdown (32), terminando o ano com oito interceptações.

Brady conseguiu fazer o time avançar mesmo com muitos problemas na defesa, e buscou viradas incríveis, como a que determinou a melhor campanha da AFC, contra os Steelers. Ele já teve números melhores na carreira? Sim, mas isso não quer dizer que não tenha feito por merecer o terceiro prêmio de melhor jogador da temporada.

  • Todd Gurley - Rams

Getty
Todd Gurley foi a principal arma do ataque dos Rams
Todd Gurley foi a principal arma do ataque dos Rams

O running back do Los Angeles Rams talvez seja o maior adversário para Tom Brady. Gurley superou o fraco ano de 2016 e terminou com 2.093 jardas totais, sendo 1.305 corridas e 788 recebendo passes, e 19 touchdowns, sendo 13 pelo chão.

Gurley foi a principal peça do poderoso ataque do Los Angeles Rams, com apresentações como a contra os Titans, quando teve, sozinho, um total de 276 jardas, ou contra os Seahawks, com quatro touchdowns.

  • Carson Wentz - Eagles

Getty
Carson Wentz lesionou o joelho na 14ª semana
Carson Wentz lesionou o joelho na 14ª semana

Até mesmo a lesão de Carson Wentz foi digna de destaque. Seus ligamentos do joelho foram rompidos enquanto tentava marcar um touchdown. A jogada voltou por causa de uma falta, e ele permaneceu em campo para conectar um passe com a endzone.

Este foi o 33º passe para TD do jogador que está em seu segundo ano na liga, a segunda melhor marca da temporada na NFL – atrás apenas de Drew Brees. Pesa contra ele apenas o fato de não ter jogado a temporada completa, mas ainda é um forte candidato.

  • Antonio Brown - Steelers

Getty
Antonio Brown pode ser o primeiro recebedor eleito MVP
Antonio Brown pode ser o primeiro recebedor eleito MVP

Além de não ter terminado a temporada, perdendo dois jogos por lesão assim como Wentz, pesa contra Antonio Brown o fato de nenhum wide receiver jamais ter recebido o prêmio de MVP de uma temporada.

Mas Brown fazia uma temporada mais do que digna do prêmio, liderando a liga em jardas recebidas (1.533), além de ficar em quinto em recepções (101),  e em quarto em touchdowns aéreos (9). Não fosse a lesão sofrida contra os Patriots, seus números seriam ainda mais impressionantes, e sua candidatura ainda mais forte.

  • Correm por fora

Além dos quarto acima, outros jogadores podem sonhar com o prêmio, mas correm por fora. Russell Wilson é um deles, afinal foi quem mais passou para TD (34) e praticamente carregou sozinho um Seahawks que não tinha jogo corrido e esbanjava problemas na linha ofensiva. Não ir aos playoffs deve pesar.

Outros dois quarterbacks podem ser lembrados, mas parece pouco próvavel. Drew Brees foi o segundo com mais jardas (4.334), mas o ataque dos Saints era bem balanceado com seu corpo de corredores. Mais surpresa ainda seria ver Case Keenum como premiado, por mais que tenha feito uma temporada consistente com os Vikings.