Wlamir Marques

Wlamir Marques

Ginásio do Ibirapuera: uma história a ser contada

Wlamir Marques, do ESPN.com.br
Reprodução ESPN
Wlamir Marques durante programa
Wlamir Marques durante programa

O 1º Campeonato Mundial de basquete masculino foi disputado no ano de 1950 em Buenos Aires na Argentina. O ginásio Luna Park serviu de palco para a realização do grande evento. O título foi conquistado pela Argentina.

O Brasil participou do mundial alcançando a 4ª colocação, ficando atrás de Argentina, Estados Unidos e Chile.  Disputado a cada 4 anos, a cidade de São Paulo foi eleita para sediar o 2º Campeonato Mundial em 1954.

O motivo da escolha vinha da necessidade de homenagear a cidade de São Paulo pelo 4º centenário da sua fundação (1554). Naquele tempo, a cidade de São Paulo não possuía locais que sediassem grandes eventos esportivos.

Sendo assim, o Governo do Estado de São Paulo decidiu construir um local que aceitasse um grande público, dando início à construção de um ginásio a ser inaugurado durante à abertura de um grande evento de nível mundial.

Wlamir Marques, 80 anos: veja a homenagem a um dos maiores nomes da história do basquete mundial

Durante à sua construção, a seleção brasileira se preparava na cidade do Rio de Janeiro. Faltando um mês para o início da competição, um grave acidente nas obras exigiu a substituição de São Paulo pelo Rio de Janeiro.

Já na parte final das obras do ginásio do Ibirapuera, a cúpula de cobertura desabou, não dando tempo aos construtores de refazer os estragos causados pelo acidente.

Estávamos prontos para terminar os nossos treinamentos no Rio de Janeiro e seguirmos para São Paulo para os aprontos finais. Com a notícia. a CBB optou pela realização do mundial no Maracanãzinho ainda em obras.

Continuamos os treinamentos no Rio, esperando que o Maracanãzinho tivesse um minímo de condições para a realização dos jogos. Ainda semi-pronto e com uma quadra improvisada, deu-se o início da competição.

O público acomodou-se como pode. Um ginásio inacabado, cheio de pregos e madeiras espalhados pelo chão e com acomodações precárias. O local ainda sem acabamento abrigava um grande público à cada jogo do Brasil.

Nesse mundial conquistamos o título de vice campeões do mundo, sendo derrotados na final para os Estados Unidos, e fui titular absoluto da seleção aos 17 anos. O Ginásio do Ibirapuera finalmente foi inaugurado em 1957.