Wlamir Marques

Wlamir Marques

16º Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália - 1956

Wlamir Marques, do ESPN.com.br
GazetaPress
Wlamir orienta time mirim do Corinthians
Wlamir orienta time mirim do Corinthians

COMEÇO PIRACICABANO (1955)

XV DE NOVEMBRO DE PIRACICABA

Terminado o Campeonato Sulamericano de 1955 em Cucuta/Colômbia, a seleção brasileira de basquetebol masculina deu uma parada em suas atividades. Nesse tempo passei a me dedicar à seleção piracicabana.

No mês de Setembro de 1955 disputamos os Jogos Abertos do Interior, motivo principal da minha ida para a cidade de Piracicaba que sediava o evento. Trouxemos o título para a cidade, o 1º em toda sua história.

Em consequência do sucesso pela nossa conquista, a cidade decidiu pela manutenção da equipe, trazendo o nome do XV de Novembro às nossas camisetas, famoso no Estado pela sua equipe de futebol profissional.

Com isso passamos a lotar o ginásio de esportes da cidade, construído naquele ano para os Jogos Abertos do Interior. Novos jogadores foram  contratados e o XV passou a ser uma das equipes mais fortes do Brasil.

Wlamir Marques, 80 anos: veja a homenagem a um dos maiores nomes da história do basquete mundial

Naqueles tempos não existiam os campeonatos estaduais como existem nos dias de hoje. Havia o campeonato do interior e o campeonato da grande São Paulo, chamado de Metropolitano. Dali saíam 2 vencedores.  

No final do ano, o campeão do interior enfrentava o campeão da capital em melhor de 3 jogos. A fama do XV correu rápido pelo Brasil e com isso, eramos convidados para jogos amistosos em várias cidades do país.

Como já foi dito, a seleção brasileira estava parada e só voltou às suas atividades por ocasião da preparação para os 16º Jogos Olímpicos de Melbourne/Austrália em 1956. A minha expectativa era muito grande.

Pois seria a minha 1ª participação olímpica. Em Setembro de 1956 saiu a convocação dos atletas e o meu nome fazia parte da lista. Nesse ano eu prestava o serviço militar brasileiro no Tiro de Guerra 36 em Piracicaba.

Estava com 19 anos e quase veterano de seleção brasileira. Essa foi a minha 5ª convocação e, sempre muito orgulhoso em poder defender mais uma vez o Brasil. Em Outubro iniciamos os treinos em São Paulo.