Sem Cristiano Ronaldo, Portugal recebe Bósnia pela repescagem à Copa

ESPN.com.br com Agência EFE
Sem o atacante Cristiano Ronaldo, machucado, Portugal encara amanhã a Bósnia no Estádio da Luz de Lisboa, às 18h30 de Brasília, na primeira partida da repescagem europeia à Copa de 2010. A estrela do Real Madrid acabou cortada por conta da entorse no tornozelo sofrida no dia 30 de setembro, que se agravou no penúltimo confronto de Portugal pela fase de grupos das eliminatórias, em 10 de outubro, contra a Hungria.

Ele chegou a ser chamado pelo técnico Carlos Queiroz, mas acabou examinado pelo departamento médico da seleção em Lisboa e "não está em condições físicas". "Após uma avaliação clínica e exames específicos, concluímos que o jogador não está em condições físicas para tomar parte na preparação", disse uma nota da federação.

Cristiano Ronaldo garantiu que estará presente no estádio do Benfica para assistir ao jogo. Sem ele, a responsabilidade de fazer os gols da seleção portuguesa será de Nani, do Manchester United. Depois de patinar no grupo 1 das eliminatórias, Portugal se recuperou no fim e garantiu presença na repescagem, superando Suécia e Hungria. A vaga à África do Sul ficou com a Dinamarca.

Para a partida de amanhã, o treinador não terá o lateral-direito José Bosingwa e o meia Pedro Mendes. Miguel deve ocupar o lugar do primeiro, enquanto o zagueiro brasileiro naturalizado Pepe poderá ser improvisado no meio-campo. Outros dois brasileiros naturalizados serão titulares: o meia Deco, do Chelsea, e Liédson, artilheiro do Sporting de Lisboa e que formará o ataque com Nani e Simão.

A tradição também está ao lado dos portugueses, que estiveram nos Mundiais de 2002 e 2006, além das Eurocopas de 2000, 2004 e 2008.

Por sua vez, a seleção bósnia viajou hoje a Lisboa com um tática de jogo que o técnico Miroslav Blazevic preferiu não revelar. No entanto, parte do "segredo" dos preparativos foi revelado pelo atacante Dzeko, um dos destaques da equipe e que é companheiro de ataque do brasileiro Grafite no Wolfsburg, da Alemanha: "A motivação é o mais importante. O técnico pediu que acreditemos nisso", apontou.

Outros destaques da seleção são o meio-campo Misimovic e o atacante Ibisevic, destaque ofensivo do Hoffenheim no último Alemão, também está na lista.

O técnico Blazevic afirmou que as duas partidas da repescagem são as "mais importantes" de sua carreira. "Nunca tive partidas tão importantes nos meus 40 anos de carreira. Estamos sob forte pressão, com grandes expectativas", afirmou.

Blazevic disse que até mesmo uma derrota seria um "bom resultado" em Lisboa, mas desde que a seleção marque um gol. O grupo vinha se preparando no balneário croata de Novi Vinodolski. A Bósnia não terá o goleiro Kenan Hasagic, lesionado. Asmir Begovic será seu substituto.

Os bósnios, que nunca foram a uma Copa do Mundo, ficaram atrás da Espanha na chave 5. O país confia em assegurar a classificação no confronto de volta, dia 18 no estádio Bilino Polje, em Zenica.

FICHA TÉCNICA:
PORTUGAL X BÓSNIA HERZEGOVINA

Local:
Estádio da Luz, em Lisboa (POR)
Data: 14 de novembro de 2009
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Martin Atkinson (ING)
Auxiliares: Peter Kirkup e Philip Sharp (ING)

Portugal: Eduardo; Miguel, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Duda; Pepe, Deco e Raúl Meireles; Simão, Liédson e Nani.
Técnico: Carlos Queiroz

Bósnia: Begovic; Berberovic, Jahic, Nadarevic e Spahic; Rahimic, Muratovic, Misimovic e Pjanic; Dzeko e Ibisevic.
Técnico: Miroslav Blazevic 
Comentários

Sem Cristiano Ronaldo, Portugal recebe Bósnia pela repescagem à Copa

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.