'CBLoL' não é a única liga com novidades em 2018; confira as mudanças das outras regiões

Gabriel Melo/ESPN.com.br

CBLoL é uma das seis ligas regionais com novidades para 2018
CBLoL é uma das seis ligas regionais com novidades para 2018 Riot Games

O cenário de League of Legends é composto, atualmente, por 13 ligas regionais, espalhadas por cinco continentes. A Riot Games já anunciou que, seis delas, vão passar por mudanças para a temporada competitiva de 2018, inclusive o Campeonato Brasileiro (CBLoL).

As modificações promovidas pela desenvolvedora nas ligas profissionais das modalidades vão da troca da quantidades de partidas de uma série da Fase de Classificação, isto é, passar de melhor de três (md3) para jogos únicos (md1), a reformulação total no sistema de disputa. Há também as competições que aderiram, para o próximo ano, ao sistema de franquias.

Se você ainda não está por dentro das mudanças do CBLoL para 2018 e as novidades que as outras ligas apresentarão na próxima temporada, fique tranquilo porque o ESPN Esports Brasil preparou um guia detalhado sobre todas as 13 ligas.

  • Campeonato Brasileiro (CBLoL)

O Campeonato Brasileiro que todos conhecem começou a ser disputado em 2015, sucedendo a Liga Brasileira - Série dos Campeões. São duas etapas por ano, cada uma com oito participantes e sendo dividida em Fase de Classificação e Fase Eliminatória desde a criação. 

Em 2018, os confrontos da primeira fase passarão a ser md3, enquanto nos Playoffs será jogado no sistema de “escalada” - ou gauntlet, em inglês. Nas últimas seis edições, as séries da Fase de Classificação vinham sendo em melhor de dois (md2), permitindo o empate, e a Fase Eliminatória era disputada da forma tradicional.

Com a adesão da md3, na teoria, cada participante disputará mais partidas individuais. Em cada uma das últimas etapas, os times tinham sete séries e, ao todo, 14 jogos. A quantidade de confrontos foi mantida, porém, as equipes poderão passar a ter 21 jogos, dependendo do placar do duelo - aumentará somente se terminar em 2 a 1.

A mudança na Fase Eliminatória deu um novo significado a temporada regular já que, no próximo ano, as colocações vão direcionar onde cada time começará no mata-mata. Isto é, quem terminar em 1º lugar na primeira fase, vai diretamente para a decisão, enquanto o 2º colocado se classifica para a semifinal, o dono da 3º melhor campanha avançar para a quarta de final e aqueles que terminarem na 4ª e 5ª posição vão jogar a oitava de final.

Outra consequência da modificação no mata-mata é a diminuição de times rebaixados, passando de três para dois. O último colocado continua caindo diretamente para o Circuito Desafiante, enquanto a outra vaga será decidida da seguinte forma: o perdedor do duelo entre o 4º e 5º colocado enfrentará o 6º lugar. com o derrotado enfrentando o 7º lugar. Aquele que perder a série disputará a repescagem.

  • LCS América do Norte (LCS NA)
Competição americana adotará sistema de franquias na próxima temporada
Competição americana adotará sistema de franquias na próxima temporada Vince Nairn

A LCS NA é uma das ligas mais antigas do cenário mundial, sendo disputada desde 2013. Mais uma vez, a competição passará por mudanças no formato - a terceira. São duas edições por ano, divididas em Fase de Classificação e Fase Eliminatória e que há dois anos vem sendo disputada por dez times.

Para 2018, a desenvolvedora decidiu implementar na LCS NA o sistema de franquias, modelo bastante usado pelas ligas dos esportes tradicionais dos Estados Unidos. Com isso, os participantes da competição se tornaram permanente mediante a compra das vagas, o rebaixamento foi extinto e o torneio da 2ª divisão (Challenger Series) será transformado numa competição secundária.

Outra mudança foi a diminuição das partidas por série da Fase de Classificação. Apesar da primeira fase continuar tendo dois turnos, os confrontos voltarão a ser disputados em md1. Já o formato da Fase Eliminatória foi mantido o mesmo que vem sendo utilizado desde a criação da liga.

Nas duas etapas de 2013 e 2014, a primeira fase contou com oito times e foi disputada em séries md1, com os times se enfrentando quatro vezes. Em 2015, ocorreu a expansão nos participantes, para dez, e a diminuição de turnos, passando para dois. Já a mudança nos confrontos da Fase de Classificação aconteceu na segunda etapa de 2016, passando dos jogos únicos para md3 - formato que vinha sendo utilizado até então.

  • LCS Europa (LCS EU)
Liga europeia voltará a ter uma temporada regular em 2018
Liga europeia voltará a ter uma temporada regular em 2018 Riot Games

A divisão europeia da LCS (LCS EU) é outra liga disputada desde 2013 e, novamente, terá uma novidade quanto ao formato - a quarta. Assim como as outras, a competição possui duas etapas por ano, cada uma com dez participantes desde 2015 e que vinha sendo dividida em Fase de Grupos e Fase Eliminatória desde o ano passado.

Na próxima temporada, os participantes da LCS EU não serão mais divididos em grupos e voltarão a se enfrentar numa fase de pontos, em confrontos md1, por duas vezes. O formato da Fase Eliminatória continua sendo o mesmo das últimas dez edições, isto é, o tradicional mata-mata

As duas edições da liga europeia deste ano tiveram uma Fase de Grupos, com os participantes sendo divididos em duas chaves. As equipes enfrentaram os adversários do mesmo grupo, por duas vezes, em séries md3 e duelavam com os times da outra chave, por uma vez, também em confrontos md3.

O histórico de mudanças da LCS EU é semelhante ao da LCS NA. Nos dois primeiros anos, primeira fase com oito times, se enfrentando em md1, durante quatro turnos. Em 2015 veio a expansão dos participantes, para dez, e a diminuição nos turnos: dois ao invés de quatro. No final de 2016, a Riot promoveu a mudança na série, de md1 para a md2, enquanto no ano passado a divisão por grupos e a adesão das séries md3.

  • LoL Pro League (LPL) China
Torneio chinês também contará com franquias no ano que vem
Torneio chinês também contará com franquias no ano que vem Tencent

A LoL Pro League (LPL) é a principal competição da China e, da mesma forma que as competições das outras grandes regiões, vem sendo disputada desde 2013, com duas edições por ano. Há dois anos a liga é dividida em Fase de Grupos e Fase Eliminatória, com 12 participantes.

Assim como a LCS north-americana, a liga profissional chinesa será disputada, na próxima temporada, com o sistema de franquias. O formato da primeira etapa de 2018 ainda não foi divulgado. As únicas coisas certas são que todos os 12 times que disputaram a última edição deste ano estarão na disputa no próximo ano e o fim do rebaixamento. Com isso, os torneios da 2ª e 3ª divisão foram unificados.

Desde 2016, os participantes são divididos em dois grupos na primeira fase, com os membros de cada chave se enfrentando, por duas vezes, em séries md3 e duelando com os times do outro, uma única vez, também em confrontos em md3. Na Fase Eliminatória temos o gauntlets, mas com cada chave tendo a própria “escada”. 

A LPL contou com uma fase de pontos de 2013 a 2015, com mudanças apenas no tamanho das séries: no primeiro ano os confrontos foram md1, em quatro turnos, enquanto nos dois seguintes tivemos confrontos md2, em dois turnos. Durante esse período, a Fase Eliminatória contou com o tradicional mata-mata.

  • Copa Latino-americana Sul (CLS)
CLS é outra liga que passou por mudanças no formato
CLS é outra liga que passou por mudanças no formato Riot Games

A atual Copa Latino-americana Sul (CLS) começou a ser disputada em 2016, da mesma forma como as demais ligas com duas edições por ano. Antes, a principal competição do servidor sul da América Latina era chamada de Copa Latino-americana, sendo subdividido em norte sul.

A Fase de Classificação da primeira etapa de 2018 contará com três turnos e as séries passarão a ser md1. Já na Fase Eliminatória, o gauntlet foi abandonado para o retorno do tradicional mata-mata. Outra novidade para a próxima temporada da LCS, foi a expansão dos participantes, para oito times.

A fase regular das quatro primeiras edições da liga foi disputada em dois turnos, com confrontos em md2. As diferenças ficam por conta do número de participantes: seis de 2015 até o início de 2017 e sete na última edição deste ano. Na Fase Eliminatória, formatos diferentes: nos dois torneios do ano passado, os Playoffs contaram com o tradicional mata-mata, enquanto a "escalada" foi aderida somente neste ano.

  • Liga Latino-americana Norte (LLN)
LLN terá séries md1 no próximo ano
LLN terá séries md1 no próximo ano Divulgação

A Liga Latino-americana Norte (LLN) é a principal competição do serivodr nrote da América Latina e, assim como a CLS, começou a ser disputada em 2016. Da mesma forma como as ligas das demais regiões são duas edições por ano.

Em 2018, a Fase de Classificação da primeira etapa da LLN 2018 contará com dois turnos e os confrontos serão md1. O formato da Fase Eliminatória ainda não foi revelado. Nas duas edições deste ano, na temporada regular, os participantes se enfrentaram em séries md2, por duas vezes e os Playoffs foram no tradicional mata-mata.

Comentários

'CBLoL' não é a única liga com novidades em 2018; confira as mudanças das outras regiões

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.