Putin acusa agências dos EUA de 'doparem' delator de escândalo russo

ESPN.com.br
Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante encontro com oficiais do governo
Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante encontro com oficiais do governo Getty

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, destilou seu veneno ao comentar o escândalo de doping no esporte do país. Nesta quinta-feira, ele acusou as agências especiais dos Estados Unidos de manipularem as provas do principal delator dos casos nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi em 2014, Grigory Rodchenkov.

Ex-diretor da Rusada (agência antidoping da Rússia), o profissional está sob a vigilância do plano de proteção de testemunha dos EUA após fugir para o país no ano passado depois que o escândalo veio à tona. Rodchenkov era o responsável por acobertar os casos de doping dos atletas russos na Olimpíada "em casa".

Vice-ministro da Rússia comenta sobre o banimento das olimpíadas de inverno e sua relação com a Copa

"Não é algo positivo para nós, é negativo", disse Putin sobre o ex-diretor estar no país norte-americano. "Significa que está sob o controle dos serviços especiais dos Estados Unidos".

"O que estão fazendo com ele ali? Estão lhe dando algum tipo de substância para que diga o que precisa?", questionou o presidente russo. "Confiar nas provas que ele apresenta é sem sentido".

Putin afirmou que "foi um erro" nomear Grigory Rodchenkov como diretor da Rusada: "Foi um erro de quem fez isso, e eu sei quem foi".

Direto de São Petersburgo, João Castelo Branco e Gustavo Hofman comentam sobre o banimento da Rússia das Olimpíadas de Inverno

O delator teve papel decisivo nas investigações do Comitê Olímpico Internacional (COI), que na última semana vetou a presença da Rússia nos Jogos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, em 2018.

Rodchenkov disse em seu depoimento que o Ministério dos Esportes da Rússia pediu a ele que supervisionasse o uso de esteroides nos atletas do país de vários esportes e que encobrisse os exames antidoping falsificando os resultados das análises e mudando as amostras contaminadas por outras limpas.

Comentários

Putin acusa agências dos EUA de 'doparem' delator de escândalo russo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.