Vai acontecer o que Uefa não queria: dois Red Bulls no mesmo torneio; compare os times

ESPN.com.br

Red Bull Salzburg e RB Leipzig disputarão o mata-mata da Liga Europa
Red Bull Salzburg e RB Leipzig disputarão o mata-mata da Liga Europa Montagem - Getty

Quando o Red Bull Salzburg confirmou o título do Campeonato Austríaco e o RB Leipzig, o vice do Alemão, uma dúvida veio à tona: os dois poderiam disputar a mesma edição da Champions League?

O conflito se deu porque a Uefa proíbe que um mesmo dono tenha dois times na mesma competição. Isto está previsto no artigo 5 do regulamento da Champions, que trata sobre a integridade do torneio. "Nenhum clube participante nas competições interclubes da UEFA pode deter ou negociar títulos ou ações de outro clube participante na mesma competição".

O aval da Uefa para a participação da dupla veio em junho, quando o RB Leipzig mostrou ter 99% de suas ações vinculadas à companhia de energético, enquanto que esta ocuparia apenas o papel de patrocinadora no Salzburg.

De qualquer forma, a entidade faz algumas adaptações para que a sua política fosse respeitada por parte dos dois clubes. Por exemplo: o Red Bull Salzburg é chamado apenas de Salzburg, enquanto que o RB Leipzig é apenas Leipzig.

Vale lembrar que o RB, na verdade, é Rasen Ballsport (esporte com bola sobre o gramado, em alemão), já que é proibido na Alemanha que o nome da marca seja o do time. Porém, o clube não deixa de ter em seu escudo os touros que fazem parte também do emblema da empresa de energéticos.

Por falar em escudo, o Salzburg fez uma alteração nesta temporada, visando evitar qualquer problema com a Uefa, uma vez que as fortes ligações entre ambas as equipes poderiam ser um impeditivo para uma delas disputar o torneio.

Assim, em vez de contar com o logotipo da empresa de bebidas no peito, os jogadores da equipe austríaca têm estampado em suas camisas apenas um touro chifrando uma bola de futebol.

Outro ponto que a entidade que rege o futebol europeu adota é a mudança do nome dos estádios. Tanto Leipzig quanto Salzburg jogam em sua respectiva Red Bull Arena. Mas não quando é por uma competição europeia. Neste cenário, o time alemão atua na ‘RB Arena’, enquanto que os austríacos, no ‘Stadion Salzburg’.

A participação dos clubes da Red Bull em uma mesma edição da Champions, porém, acabou não acontecendo na fase de grupos de 2017-18, uma vez que o Salzburg caiu para o Rijeka, da Croácia, pela terceira fase preliminar. Agora, quis o destino que ambos estivessem no mata-mata da Liga Europa. Contudo, o sorteio dos confrontos da fase de 16avos não poderá colocar os dois times frente a frente, já que ambos estão no mesmo pote.

Assista aos melhores momentos do empate entre Olympique de Marselha e RB Salzburg por 0 a 0!

Para chegarem até tal estágio, os austríacos lideraram a chave que tinha Olympique de Marselha, Konyaspor e Vitória de Guimarães. Já os alemães terminaram na terceira colocação de seu grupo na Champions, no qual Besiktas e Porto avançaram e o Monaco ficou em último.

Coletiva de lançamento do novo escudo do Red Bull Salzburg
Coletiva de lançamento do novo escudo do Red Bull Salzburg Reprodução - Instagram

  • Quando as semelhanças viram diferenças

Se tentam diminuir um pouco as tantas semelhanças fora das quatro linhas, quando se trata do futebol propriamente dito, a situação é bem diferente.

Afinal, se o Salzburg era o principal clube da marca recentemente, com direito a sete títulos do Campeonato Austríaco em dez anos, a realidade mudou em meio à ascensão do Leipzig.

Ainda que o time austríaco tenha sido campeão nacional na última temporada, isso ocorreu logo após ter perdido dois atletas importantes no mercado de 2016 para seu ‘parceiro/concorrente’. Um deles foi o meio-campista Naby Keita, contratado por 15 milhões de euros e que virou um dos destaques do Leipzig. A situação foi a mesma do versátil brasileiro Bernardo, que atua de zagueiro, lateral e volante. Ele foi da Áustria para a Alemanha por 6 milhões de euros. Já no meio da campanha, em janeiro, o Leipzig tirou Dayot Upamecano do Salzburg, pelo qual pagou 10 milhões de euros. 

Mudou a temporada, e a realidade continuou a mesma. Isso porque o clube alemão, na última janela, contratou o meio-campista Konrad Laimer, de 20 anos, que foi eleito o melhor jogador do último Campeonato Austríaco pelo Salzburg. Hoje, ele é apenas reserva na Alemanha.

Para efeito comparativo, o elenco do Leipzig tem um valor de mercado de 256,58 milhões de euros, mais do que cinco vezes em relação ao do Salzburg (46,8 milhões). Entre chegadas e saídas de atletas, os alemães desembolsaram 37,1 milhões, enquanto que os austríacos ganharam 14,6 milhões. Os números apresentados são do site Transfermarkt.

Comentários

Vai acontecer o que Uefa não queria: dois Red Bulls no mesmo torneio; compare os times

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.