De 1998 a 2018: qual a seleção mais azarada nos sorteios da Copa do Mundo?

ESPN.com.br
Sem grupo da morte, Bertozzi vê o da Argentina como o 'mais chatinho'; veja como ficaram os grupos da Copa

A era da Copa do Mundo com 32 seleções começou em 1998, formato que se consolidou e que viverá uma semi-despedida 20 anos depois, em 2018, já que a Fifa planeja repetir a fórmula em 2022 e inchar a disputa para 48 equipes a partir de 2026.


Desde 1998, 65 seleções disputaram o Mundial, contando as classificadas para 2018. Decidimos, então, analisar qual é a seleção mais azaradas da era das 32, aquela que mais vezes encarou o “grupo da morte” na disputa.

Seleções que disputaram apenas uma edição – ou estreiam na Rússia - acabaram “eliminadas” da brincadeira. Ou seja, 23 estão fora: Angola, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, China, Coreia do Norte, Egito, Escócia, Eslovênia, Irlanda, Islândia, Iugoslávia, Jamaica, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Peru, República Tcheca, Romênia, Togo, Trinidad e Tobago, Turquia e Ucrânia. Sobraram 42.

Saem também os campeões do mundo: Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Uruguai. Ficam 34. 

Historicamente, quem se dá pior no sorteio da fase de grupos da Copa?
Historicamente, quem se dá pior no sorteio da fase de grupos da Copa? GettyImages

A análise, então, se torna em parte técnica, pelo ranking da Fifa dos rivais dentro do grupo, em parte subjetiva, pelo que representava cada adversário naquele momento histórico em cada chave. E, claro, as seleções do pote 4 tendem a aparecer nos grupos mais complicados.

 Confira abaixo o "ranking" dos mais azarados na fase de grupos dos Mundiais:


  • Nigéria
Possível grupo mais forte e caminhos já conhecidos; analisamos os grupos F, G e H

Foi a primeira seleção africana a conquistar o torneio masculino de futebol na Olimpíada. Isso ocorreu em 1996 e deixou a impressão de finalmente uma equipe da África poderia fazer um bom papel da Copa do Mundo. Mas a Nigéria não contou com a sorte.

Dos últimos seis mundias, não esteve presente apenas em 2006. Sempre caiu em chaves que esteve longe de ser uma das forças, com equipes mais bem ranqueadas e que muitas vezes já havia dois favoritos para as duas vagas para o mata-mata. Em 1998 e 2014, chegou até as oitavas, nos outros anos caiu na fase de grupos.

1998, na França
Bulgária
Espanha
Paraguai

 2002, na Coreia do Sul e no Japão
Argentina
Inglaterra
Suécia

2010, na África do Sul
Argentina
Coreia do Sul
Grécia

2014, no Brasil
Argentina
Bósnia e Herzegovina
Irã

2018, na Rússia
Argentina
Croácia
Islândia

  • Coreia do Sul
Para Arnaldo, grupo da Alemanha é traiçoeiro: 'Depende de uma boa estreia para ter tranquilidade'

Uma força na Ásia, a Coreia do Sul não costuma se dar bem nos sorteios. Geralmente faz parte do quarto pote e geralmente está em grupos que tem pelo menos duas equipes com muito favoritismo as duas vagas. De 1998 para cá, a chave menos difícil foi a de 2010 porque nem Grécia nem Nigéria viviam boas fases.

Naquele ano chegou até as oitavas. Mas o melhor desempenho sul-coreano foi em 2002, quando foi uma das sedes, e chegou até as semifinais e foi eliminada da final pela Alemanha. Disputou o terceiro lugar e acabou derrotada pela Turquia por 3 a 2. Fora aquela edição, o máximo que conseguiu foi chegar as oitavas, em 2006.

1998, na França
Bélgica
Holanda
México

2002, na Coreia do Sul e no Japão
EUA
Polônia
Portugal

2006, na Alemanha
França
Suíça
Togo

2010, na África do Sul
Argentina
Grécia
Nigéria

2014, no Brasil
Argélia
Bélgica
Rússia

2018, na Rússia
Alemanha
México
Suécia

  • Austrália
Quase da Turquia à Finlândia: veja as viagens que o Brasil fará na fase de grupos da Copa do Mundo

Estreante apenas no Mundial de 2006, a Austrália chegou até a mudar de confederação (da Oceania para a Ásia) para buscar uma evolução em seu futebol e ficar mais competitiva. Pode-se de dizer que o sucesso foi atingido porque esteve em todos os torneios seguintes. O que faltou neste caso foi sorte.

Em todos os mundiais, a Austrália teve um campeão do mundo, uma seleção do top 20 do ranking da Fifa e outra igualmente forte. Somente no primeiro ano é que avançou de fase e caiu já nas oitavas de final. Em 2010 e 2014, ficou na fase de grupos mesmo.

2006, na Alemanha
Brasil
Croácia
Japão

2010, na África do Sul
Alemanha
Gana
Sérvia

2014, no Brasil
Chile
Espanha
Holanda

2018, na Rússia
Dinamarca
França
Peru

  • Holanda

Três vezes vice-campeã mundial e geralmente no segundo ou terceiro pote nos sorteios da fase de grupo, dependendo da época, a seleção holandesa costuma levar a azar com os adversário na fase de grupos. Na Rússia isso não aconteceu porque a equipe não se classificou, mas basta olhar os últimos anos.

Geralmente tem um europeu e um latino-americano, rivais que são complicados. A exceção pode ser 2010, que caiu em uma chave mais tranquila com Camarões, Dinamarca e Japão. Foi o ano em que foi vice-campeão, perdendo a taça para a Espanha.

1998, na França
Bélgica
Coreia do Sul
México

2006, na Alemanha
Argentina
Costa do Marfim
Sérvia e Montenegro

2010, na África do Sul
Camarões
Dinamarca
Japão

2014, no Brasil 
Austrália
Chile
Espanha

  • Costa Rica
Muita agilidade e defesas incríveis: veja lances do 'paredão Navas', que Brasil deve enfrentar na Copa

Os costarriquenhos têm direito de reclamar e ninguém pode contestá-los. De 1998 para cá, sempre que esteve na Copa teve no grupo um campeão mundial e uma das surpresas das eliminatórias, o que praticamente fazia com que a seleção já entrasse na disputa desacreditada.

Por outro lado o melhor resultado da Costa Rica em um Mundial foi no ano em que caiu no grupo mais complicado. Em 2014, dividiu a chave D com os campeões mundiais Inglaterra, Itália e Uruguai. Todos apostavam em três derrotas certas, mas a equipe venceu Uruguai e Itália e empatou com a Inglaterra. Passou como primeira do grupo e chegou até as quartas de final, quando foi eliminada pela Holanda.

2002, na Coreia do Sul e no Japão 
Brasil
China
Turquia

2006, na Alemanha
Alemanha
Equador
Polônia

2014, no Brasil 
Inglaterra
Itália
Uruguai

2018, na Rússia 
Brasil
Sérvia
Suíça

Comentários

De 1998 a 2018: qual a seleção mais azarada nos sorteios da Copa do Mundo?

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.