Ranking dos treinadores: Renato Gaúcho e Carille se isolam no topo do ranking

ESPN.com.br
Ranking dos treinadores: Renato Gaúcho e Carille se isolam no topo do ranking
Ranking dos treinadores: Renato Gaúcho e Carille se isolam no topo do ranking ESPN


Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade do Futebol e a ESPN realizam o Ranking dos Treinadores do Campeonato Brasileiro. A ferramenta foi elaborada depois de três anos de estudos e avalia os comandantes de todos os times que disputam o campeonato nacional por meio de critérios objetivos de desempenho.

Para desenvolver o Ranking dos Treinadores, a Universidade do Futebol passou a analisar os dados dos últimos oito anos do Campeonato Brasileiro. O ranking consiste na soma de pontos para diferentes critérios como vitórias dentro e fora de casa, número de gols marcados e sofridos e ainda mensuração da disciplina por intermédio do número de cartões recebidos pela equipe, incluindo o próprio treinador.

 Flamengo 3x0 Corinthians 

Veja os gols de Flamengo 3 x 0 Corinthians


Após duas derrotas consecutivas, o Flamengo bate o Corinthians na Ilha e volta a vencer na competição. Os comandados de Reinaldo Rueda chegam a nove partidas seguidas sem perder como mandante, com seis vitórias e três empates, além de um aproveitamento de 67% dos pontos conquistados, acima do aproveitamento histórico de 60% da equipe nos pontos corridos, beneficiando o treinador com a segunda melhor nota da rodada no Ranking.

Com a conquista do título, o Corinthians foi ao Rio de Janeiro com um time misto e perdeu para o Flamengo. O resultado encerra a sequência de quatro vitórias consecutivas, além de ser a primeira partida após este período sem marcar gols. Mesmo com a derrota, a equipe permanece como a melhor visitante da competição, com 57% de aproveitamento, superior aos 41% que a equipe apresenta historicamente, porém não suficientes para melhorar a pontuação do treinador Fábio Carille no Ranking.

 Vitória 1x1 Cruzeiro 

Veja os gols de Vitória 1 x 1 Cruzeiro


O Vitória recebeu o Cruzeiro buscando recuperação da derrota sofrida na rodada anterior. Com o empate, a equipe baiana chega ao pior aproveitamento como mandante dentre as equipes na competição, com 26% dos pontos disputados, abaixo dos 57% que a equipe apresenta historicamente, além de não conseguir se afastar da zona de rebaixamento, o que prejudica a média do treinador Vágner Mancini no Ranking.

O Cruzeiro visitou o Vitória e conquista mais um ponto na classificação. A equipe comandada por Mano Menezes chega ao quarto jogo seguido fora de casa sem vencer, com 41% de aproveitamento como visitante, desempenho abaixo dos 42% que a equipe apresenta de histórico. Nem mesmo ter a melhor campanha do segundo turno da competição faz com que o resultado beneficie o treinador no Ranking.

 Sport 1x0 Bahia 

Veja o gol de Sport 1 x 0 Bahia


O Sport vence o Bahia na Ilha do Retiro e encerra a sequência de oito partidas sem vencer. Com o resultado, a equipe comandada por Daniel Paulista respira na briga contra o rebaixamento, ficando a um ponto de sair da zona de descenso, chegando também ao aproveitamento de 36% dos pontos disputados, ainda abaixo dos 41% que a equipe conquista historicamente, porém beneficiando o treinador para a pontuação do Ranking.

A derrota para o Sport encerra a sequência de seis partidas consecutivas sem perder do Bahia. Além do resultado, a equipe fica sem marcar gols pela primeira vez sob o comando do treinador Paulo César Carpegiani, algo que não acontecia há onze rodadas. Além disso, a derrota deixa a equipe com 28% de aproveitamento como visitante na competição, quarto pior dentre todas as equipes e abaixo dos 29% históricos apresentados, o que prejudica a pontuação do treinador no Ranking.

 São Paulo 0x0 Botafogo 

Veja os melhores momentos de São Paulo 0 x 0 Botafogo

Com o empate contra a equipe do Botafogo, o São Paulo afasta totalmente as possibilidades de rebaixamento na competição. Os comandados de Dorival Júnior estão há nove partidas seguidas como mandante sem perder, com cinco vitórias e quatro empates, e aproveitamento de 63%. Apesar disso, a equipe não vence há quatro partidas consecutivas, além de estar abaixo do aproveitamento histórico de 68% que a equipe apresenta historicamente, o que prejudica o treinador no Ranking.

O empate conquistado em São Paulo não auxilia o Botafogo na competição. A equipe carioca chega ao terceiro jogo consecutivo sem vencer, com duas derrotas e um empate, além de só ter conquistado quatro dos últimos quinze pontos disputados, evitando que a equipe já tivesse garantido a classificação para a Libertadores, o que prejudica a média do treinador Jair Ventura. Nem o aproveitamento como visitante chegando aos 43% e superando os 33% que a equipe apresenta de histórico consegue aumentar a pontuação.

 Santos 1x0 Grêmio 

Assista ao gol da vitória do Santos sobre o Grêmio por 1 a 0!


O Santos vence o Grêmio na Vila Belmiro e encerra a sequência de derrotas na competição. Após três partidas, a equipe santista volta a conquistar os três pontos, fazendo valer a segunda melhor campanha como mandante dentre as equipes do campeonato, com 72% de aproveitamento, superando o histórico de 67% que apresenta e beneficiando o treinador Elano na pontuação para o Ranking.

Pensando na final da Libertadores no meio de semana, o Grêmio visitou o Santos com time reserva. Com a derrota, a equipe gaúcha tem a sequência de quatro partidas seguidas sem derrota interrompida, além de voltar a ser derrotada como visitante após quatro partidas. Apesar de apresentar o segundo melhor desempenho atuando fora de casa, com 52% de aproveitamento, o resultado prejudica a pontuação do treinador Renato Gaúcho na sua pontuação, mesmo com a manutenção da liderança do Ranking.

 Atlético-PR 3x1 Vasco 

Assista aos gols da vitória do Atlético Paranaense sobre o Vasco por 3 a 1!


Com a vitória sobre o Vasco, o Atlético-PR se recupera da derrota sofrida na rodada anterior. Os comandados de Fabiano Soares voltam a marcar atuando no Paraná após duas rodadas seguidas em branco, chegando aos 48% de aproveitamento como mandante. Apesar de estar abaixo dos 67% que a equipe apresenta historicamente, o resultado beneficia o treinador no Ranking com a maior nota da rodada por bater uma equipe que não perdia há onze partidas, vindo em franca ascensão na competição.

A sequência invicta do Vasco na competição chega ao fim com a derrota para o Atlético-PR. Na segunda derrota sob o comando do treinador Zé Ricardo, a equipe carioca perde a chance de entrar na zona de classificação para a Libertadores, complicando-se na briga pela vaga. Além disso, o resultado diminui o aproveitamento da equipe para 41% quando atua fora de casa, desempenho que ainda é superior aos 33% que apresenta historicamente, porém, por não aproveitar o baixo desempenho de um mandante forte historicamente para vencer, o resultado prejudica o treinador no Ranking.

 Atlético-MG 3x0 Coritiba 

Assista aos gols da vitória do Atlético Mineiro sobre o Coritiba por 3 a 0!

O Atlético-MG vence o Coritiba no Independência e melhora seu aproveitamento como mandante. Apesar de ainda ser o quarto pior dentre as vinte equipes, a equipe mineira chega ao terceiro jogo seguido sem derrota em Minas Gerais, com duas vitórias e um empate, e 46% de aproveitamento dos pontos disputados. Apesar de estar abaixo dos 48% que a equipe apresenta historicamente, o resultado beneficia o treinador Oswaldo de Oliveira no Ranking.

Derrotada pelo Atlético-MG, a equipe do Coritiba têm sua sequência de partidas sem derrota interrompida. Os comandados de Marcelo Oliveira não perdiam há sete jogos, marcando gols em todos durante o período, o que voltou a não ocorrer nesta partida. Além disso, o resultado ainda mantém a equipe precisando pontuar para se livrar do rebaixamento, com 31% de aproveitamento como visitante, o que, apesar de ser maior do que os 26% que a equipe apresenta historicamente, caracteriza a quinta pior campanha dentre os visitantes na competição, o que prejudica a pontuação do treinador no Ranking.

 Atlético-GO 1x1 Chapecoense 

Brasileiro: Gols de Atlético-GO 1 x 1 Chapecoense



O Atlético-GO empata com a Chapecoense em Goiânia e não consegue manter a briga contra o rebaixamento. O resultado, apesar de ser a terceira partida consecutiva sem derrota da equipe, assegura matematicamente o retorno para a Segunda Divisão, uma vez que não pode mais alcançar a primeira equipe fora da zona. Além disso, o placar deixa a equipe com 31% de aproveitamento dos pontos disputados, abaixo dos 35% que apresenta historicamente, o que prejudica o treinador João Paulo Sanches no Ranking.

Com o empate contra o Atlético-GO, a equipe da Chapecoense se complica na briga pela vaga na Libertadores. Com quatro pontos atrás do primeiro time que se classificaria para a competição internacional, o time de Santa Catarina depende de mais de um resultado para conquistar a classificação. Apesar disso, o resultado caracteriza a oitava partida consecutiva da equipe sem perder, ainda invicta sob o comando do treinador Gilson Kleina, com aproveitamento de 39% dos pontos disputados fora de casa, superando os 29% que a equipe apresenta como histórico e beneficiando o treinador no Ranking

 Fluminense 2x0 Ponte Preta 

Assista aos gols da vitória do Fluminense sobre a Ponte Preta por 2 a 0!

Abrindo a rodada de segunda-feira, o Fluminense vence a Ponte Preta e se livra matematicamente do rebaixamento. A equipe comandada por Abel Braga encerra a sequência de três partidas consecutivas sem vencer, chegando aos 50% de aproveitamento como mandante. Este desempenho ainda está abaixo dos 58% que a equipe apresenta historicamente, porém beneficia o treinador dentro da pontuação do Ranking.

A Ponte Preta perde para o Fluminense fora de casa e se mantém na zona de rebaixamento. A equipe campineira tem a pior campanha dentre os visitantes, com 17% de aproveitamento e apenas uma vitória em dezessete partidas, abaixo dos 27% que a equipe apresenta historicamente e prejudicando o treinador Eduardo Baptista dentro da sua pontuação do Ranking.


 Avaí 2x1 Palmeiras 

Assista aos gols da vitória do Avaí sobre o Palmeiras por 2 a 1!


O Avaí vence o Palmeiras na Ressacada e se mantém na briga contra o descenso. A equipe catarinense, apesar de apresentar a terceira pior mandante da competição, com apenas 39% dos pontos conquistados, volta a vencer após cinco partidas, o que, mesmo estando abaixo dos 51% históricos nos pontos corridos, beneficia a pontuação do treinador Claudinei Oliveira no Ranking.

Com a derrota em Santa Catarina, o Palmeiras perde a chance de reassumir a vice liderança da competição. O resultado interrompe a sequência de duas vitórias seguidas da equipe, sendo a terceira nos últimos cinco jogos, o que, combinado com o revés contra um dos piores mandantes da competição e que tem orçamento muito menor que o seu, prejudica a média do treinador Alberto Valentim no Ranking, mesmo com o quinto melhor aproveitamento fora de casa na competição, com 44% e superior aos 37% apresentados historicamente pela equipe.

Comentários

Ranking dos treinadores: Renato Gaúcho e Carille se isolam no topo do ranking

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.