PASSAPORTE CARIMBADO - Rússia-2018: Marrocos

ESPN.com.br
MARROCOS

Com a vitória por 2 a 0 sobre a Costa do Marfim, Marrocos carimbou seu passaporte para a Copa do Mundo de 2018. Será o o 5º Mundial do país do norte da África, que voltará a disputar o torneio da Fifa após quatro edições ausente - a última vez que o time esteve na Copa foi em 1998, quando caiu no grupo do Brasil. Nas eliminatórias, a equipe rubro-verde disputou a classificação ponto a ponto com a Costa do Marfim, mas chegou com vantagem de um ponto à última rodada, podendo jogar pelo empate contra os marfinenses em Abdjan.  No entanto, os marroquinos não quiseram nem saber de jogar com o regulamento e ganharam dos "Elefantes", ratificando a vaga no Mundial. No ano que vem, a expectativa é ir além das oitavas de final, estágio que os africanos alcançaram na Copa de 1986. 

Após 20 anos, Marrocos volta a se classificar para uma Copa do Mundo; veja a festa dos jogadores
  • Técnico

HERVÉ RENARD
Ex-zagueiro de pouco brilho, Hervé Renard iniciou sua carreira de técnico em 1999, e resolveu se arriscar como aventureiro, dirigindo principalmente seleções africanas. Seu primeiro trabalho de destaque foi com a Zâmbia, conquistando o improvável título da Copa Africana de Nações de 2012. Também dirigiu Angola e Costa do Marfim, com quem conquistou mais uma Copa Africana, esta em 2015. No mesmo ano, foi contratado pelo Lille, de seu país natal, mas durou pouco, aceitando em 2016 o desafio de comandar Marrocos e tentar levar o país de volta a uma Copa do Mundo. Exímio conhecedor do futebol americano, Renard realizou sua missão com méritos, deixando pelo caminho justamente a Costa do Marfim com quem havia sido campeão africano dois anos antes. Vale ressaltar que, na Copa Africana de Nações deste ano, o comandante foi também o responsável por eliminar os "Elefantes" na fase de grupos, vencendo o confronto direto na última rodada.

  • Craque

HAKIM ZIYECH
Filho de pais marroquinos, o jovem atacante nasceu na Holanda e iniciou sua carreira na base do Heerenveen. Após ser contratado pelo Twente e "comer a bola", ele foi contratado pelo Ajax como uma grande aposta para o futuro, e hoje é titular absoluto da equipe de Amsterdã. Desde muito jovem ele defendeu as seleções holandesas de base, e inclusive foi chamado para jogar pelo time adulto, em 2015. No entanto, preferiu aceitar convite de Marrocos, e resolveu jogar pelo país africano - o que acabou se provando a decisão correta, já que os marroquinos irão ao Mundial, enquanto os holandeses terão que vem a Copa pela televisão. Ziyech gosta de jogar pelo lado direito do ataque, infernizando os zagueiros e laterais com sua velocidade e cortes rápidos. Ele não é um goleador, mas costuma dar muitas assistências. Foi dele, por exemplo, o passe para Dirar marcar o 1º de Marrocos na vitória por 2 a 0 sobre a Costa do Marfim, que classificou sua equipe para o Mundial. Com apenas 24 anos, ele é mais um dos nomes para observar com muita atenção na Rússia, ao lado dos companheiros de ataque Amrabat e Boutaib.

 

  • Ficha do país

  • Capital: Rabat

    Área: 710.850 km²

    Habitantes: 33.848.242 (2014)

    PIB: US$ 281,79 bilhões (2016)

  • Campanha nas eliminatórias
  • 1º colocado do grupo C

  • Títulos
  • 0

  • Desempenho em Copas
1930 Não participou das eliminatórias
1934 Não participou das eliminatórias
1938 Não participou das eliminatórias
1950 Não participou das eliminatórias
1954 Não participou das eliminatórias
1958 Não participou das eliminatórias
1962 Não se classificou
1966 Desistiu das eliminatórias
1970 Eliminado na fase de grupos (14º lugar)
1974 Não se classificou
1978 Não se classificou
1982 Não se classificou
1986 Eliminado nas 8ªs de final (11º lugar)
1990 Não se classificou
1994 Eliminado na fase de grupos (23º lugar)
1998 Eliminado na fase de grupos (18º lugar)
2002 Não se classificou
2006 Não se classificou
2010 Não se classificou
2014 Não se classificou
Comentários

PASSAPORTE CARIMBADO - Rússia-2018: Marrocos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.