Simulação da Copa! Com mudanças, Brasil pega Japão, e Tite pede excelência em Lille

Tiago Leme, de Lille (FRA), para o ESPN.com.br

Neymar durante treino da seleção brasileira antes de amistoso contra o Japão
Neymar durante treino da seleção brasileira antes de amistoso contra o Japão Mowa Press

É amistoso, o time titular tem mudanças e o adversário pode até não ser uma potência no futebol, mas Tite quer "excelência" dentro de campo. Foi esta a palavra usada pelo treinador para definir o que vai exigir da seleção brasileira na partida contra o Japão, nesta sexta-feira às 10h (horário de Brasília, no estádio Pierre Mauroy, na cidade de Lille, na França. E tem mais: simulação de Copa do Mundo. É desta forma que o comandante brasileiro pediu para que os jogadores encarem este teste. Ou melhor, nada de teste, segundo ele. E sim, preparação.

"É preparação, eu não gosto de usar teste, é uma nova etapa de preparação. O Bielsa (Marcelo, técnico argentino do Lille) fala uma frase com a qual comungo muito. Eu valorizo muito mais o merecido do que o conseguido. Então, o desempenho de alto nível é fundamental nessa fase de preparação. Excelência de performance é minha exigência nessa nova etapa", afirmou Tite, que na sequência explicou que mostrou aos atletas um vídeo com erros e acertos das últimas partidas.

"Terminei com um exercício de imaginação. Imaginem que agora que estamos classificamos, tudo é Copa do Mundo. Amanhã (sexta-feira) temos que simular um jogo de Copa do Mundo contra o Japão, são duas equipes que estão no Mundial."

Penúltimo compromisso do Brasil em 2017 - o último será na próxima terça-feira contra a Inglaterra em Londres -, o duelo com os japoneses servirá para Tite fazer algumas observações. Neymar e Gabriel Jesus, por exemplo, são alguns dos nomes que já têm lugar garantido na Copa e estarão em campo. No entanto, muitos outros ainda lutam pelas poucas vagas restantes. Com isso, as cinco novidades entre os titulares para o amistoso em Lille são as entradas de Thiago Silva e Jemerson na zaga, Danilo na lateral direita e Fernandinho e Giuliano no meio-campo, deixando Miranda, Marquinhos, Daniel Alves, Paulinho e Renato Augusto no banco. Com problemas musculares na coxa, os meias Philippe Coutinho e Diego não ficarão nem entre os reservas no amistoso desta sexta. 

Técnico do Brasil, Tite, e Willian na entrevista coletiva prévia ao amistoso contra o Japão
Técnico do Brasil, Tite, e Willian na entrevista coletiva prévia ao amistoso contra o Japão Mowa Press

"Danilo, Thiago, Jemerson, Marcelo, Fernandinho numa posição que Renato vinha exercendo, uma posição que ele exerceu há algum tempo. Casemiro, Giuliano em uma posição mais solta, fazendo as infiltrações. Deixando o desenho e respeitando características de cada um, do Willian, Neymar, Gabriel, Alisson. Sim, a escalação está confirmada. Busco oportunizar o Danilo, para que tenha reais condições de jogar. O Jemerson a mesma coisa", explicou Tite, que definiu o meia Willian como o capitão desta vez.

Danilo crê que entrosamento de atletas de City e PSG pode ser importante para a seleção

Diante de um adversário da Ásia, a seleção de Tite tentará manter o desempenho sólido e os bons resultados obtidos nas eliminatórias sul-americanas. Enfrentar um time de uma escola diferente do que está acostumado a pegar nos jogos do continente é mais uma etapa da preparação, ou seja, da simulação para a Copa da Rússia.

"Muda a característica dos jogos que tivemos na América do Sul. Agora é uma equipe de maior mobilidade, sai da ação defensiva para a ofensiva com velocidade, tem pivô de infiltração pros de trás, tem jogo apoiado, muita triangulação. Características diferentes de equipe para mantermos nível alto de desempenho, nos ajustando ao adversário", disse o treinador.

BRASIL X JAPÃO

Data: 10/11/2017 (sexta-feira)
Hora: 10h (de Brasília)
Local: estádio Pierre Mauroy, em Lille, na França
Árbitro: Benoît Bastien (FRA) 

BRASIL: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Jemerson e Marcelo; Casemiro, Giuliano, Fernandinho e Willian, Neymar e Gabriel Jesus. Técnico: Tite.

JAPÃO: Kawashima; Hiroki Sakai, Yoshida, Shoji e Nagatotomo; Yamaguchi, Hasebe, Ideguchi (Nagasawa); Haraguchi, Osako e Inui. Técnico: Vahid Halilhodzic.

Comentários

Simulação da Copa! Com mudanças, Brasil pega Japão, e Tite pede excelência em Lille

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.