Nova joia alemã estreou em clássico, quebrou recordes e já ganhou prêmios; conheça

André Donke, do ESPN.com.br

Jann-Fiete Arp tem apenas 17 anos de idade
Jann-Fiete Arp tem apenas 17 anos de idade Getty

Jann-Fiete Arp, a estrela de amanhã da Bundesliga, que já faz parte do hoje. Tal denominação foi dada pelo próprio site da competição, e não vem à toa. Após uma temporada fantástica na base, o atacante agora passou a chamar atenção também no nível principal do futebol alemão.

A joia do Hamburgo - clube que defende desde o sub-11 - fez sua estreia entre os profissionais em 30 de setembro, quando entrou nos minutos finais do empate sem gols no clássico do norte contra o Werder Bremen. O 0 a 0 acabou determinando a aparição do primeiro jogador nascido nos anos 2000 no Campeonato Alemão. Afinal, Arp é do dia 6 de janeiro de 2000.


O garoto de 17 anos voltaria a entrar em campo pela competição apenas um mês depois, quando quebrou mais recordes ao deixar sua marca na derrota por 2 a 1 para o Hertha Berlin, em 28 de outubro. Mais do que ser o primeiro jogador nascido neste século a ir às redes na Bundesliga, ele tornou-se o mais novo na história a fazer um gol pelo Hamburgo na competição, com 17 anos, 9 meses e 22 dias.

Na rodada seguinte, a 11ª, Arp voltou a marcar, virando o terceiro atleta mais novo a ter dois gols na competição, atrás de Christian Pulisic e Timo Werner. Ele fez o tento que fechou a vitória do Hamburgo sobre o Stuttgart por 2 a 1, no último sábado.

O expressivo desempenho que o atacante mostrou nos últimos dias não é nenhuma novidade para quem o acompanhava anteriormente. Não à toa, o atacante faturou em 2017 a medalha de ouro na categoria sub-17 do prêmio Fritz Walter, honraria concedida anualmente aos jovens jogadores alemães mais talentosos.

Na temporada 2016-17, Arp foi o artilheiro da divisão norte/nordeste da Bundesliga sub-17. Em 26 rodadas, ele fez 26 gols, cinco a mais do que seu principal perseguidor. O Hamburgo terminou na terceira posição e acabou não disputando título.

O desempenho o levou à seleção alemã sub-17 na disputa do Europeu da categoria, em maio, e o atacante foi um dos destaques ao terminar a competição como vice-artilheiro com sete gols, dois a menos do que Amine Gouiri. Os germânicos caíram nas semifinais diante da Espanha, nos pênaltis, após empate por 0 a 0. Na derrota por 4 a 2 nas penalidades, Arp converteu a dele.

Com belos gols e falha horrorosa de goleiro rival, Hamburgo bate Stuttgart e volta a vencer após oito jogos

“Ele está indo bem no campo, mas também fora dele. Em termos do seu intelecto e de seu caráter, ele é muito à frente em comparação aos outros da mesma idade”, afirmou o técnico da seleção alemã sub-17, Christian Wück, à revista Kicker, depois da competição.

Aliás, pouco após a competição, em junho, o atleta estendeu seu contrato com o Hamburgo até 2019. 

Hertha Berlin bate Hamburgo, encerra jejum após quatro jogos sem vencer e chega à 10ª posição

Com prêmios, gols e recordes, Jann-Fiete Arp prova que um dos potenciais craques do futuro do país já se faz presente na Bundesliga.

Comentários

Nova joia alemã estreou em clássico, quebrou recordes e já ganhou prêmios; conheça

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.