Dono do Dallas Cowboys investe nos esports e compra parte da compLexity

Jacob Wolf/ESPN.com
O dono do Dallas Cowboys, Jerry Jones, agora é um dos proprietários da compLexity Gaming, organização de esports.
O dono do Dallas Cowboys, Jerry Jones, agora é um dos proprietários da compLexity Gaming, organização de esports. Thearon W. Henderson/Getty Images

O dono do Dallas Cowboys (NFL), Jerry Jones, e o investidor imobiliário John Goff, adquiriram uma participação na franquia de esports norte-americana, a compLexity Gaming, segundo anúncio nesta segunda-feira.

Os termos financeiros do acordo não foram divulgados. A família Jones e o escritório da família Goff, Goff Capital, serão os proprietários majoritários da equipe. Jason Lake, CEO e cofundador da compLexity Gaming, permanecerá em sua função atual e manterá uma participação minoritária na organização. O também cofundador, Jason Bass, vendeu sua participação na empresa como parte do negócio e não fará mais parte da compLexity Gaming.

"O crescimento dos esportes eletrônicos é incrivelmente significativo", disse Jones em um comunicado. "Estamos orgulhosos de entrar neste cenário com John Goff, um ícone da indústria em Jason Lake. A sinergia aqui é infinita e estou confiante de que nossos recursos darão prosseguimento ao crescimento da compLexity nos próximos anos".

A organização CompLexity Gaming, sua gerência e as equipes de Counter-Strike: Global Offensive e Dota 2 serão transferidas para a área de Dallas/Fort Worth e terão escritórios na The Star em Frisco, Texas. O grupo pretende construir uma instalação de esports em The Star, que é a localização atual quartel general dos Dallas Cowboys, no futuro.

"Um fator extremamente atraente sobre a nossa parceria com os Jones é fato de termos essas maravilhosas instalações que já existem", disse Goff à ESPN. "Tendo nossa organização e equipas alojadas na The Star, podemos não só ter um maravilhoso ambiente, mas um lugar maravilhoso para atrair grandes talentos, grandes jogadores e membros de equipe. Poderemos atrair também nossa base de fãs, que será capaz de vir e assistir aos treinamentos das equipes da mesma maneira que os fãs dos Dallas Cowboys".

O investimento começou graças ao filho de Goff, Travis Goff, que é vice-presidente da Goff Capital. Sua paixão por esports remonta à versão original do Counter-Strike, lançada em 2000. O Goff mais novo conheceu Lake em um evento e, 14 anos depois, Travis Goff conseguiu um acordo. Ele queria que os esports fossem parte do negócio de sua família.

Os Goffs então foram até os Jones com a ideia, e as famílias se tornaram como parceiras.

Com a aquisição, Lake espera reforçar a participação da equipe em vários esportes eletrônicos. À medida que outras equipes receberam investimentos significativos nos últimos dois anos, os salários para os jogadores se tornaram maiores, tornando mais difícil para aqueles que não têm investimento – como a compLexity - continuar.

"Dediquei boa parte de minha vida adulta aos esports e foi muito importante para mim encontrar o grupo certo para se associar", disse Lake à ESPN. "Definitivamente demorou mais do que esperava inicialmente, e fico feliz por ter sido paciente e esperar pelo grupo específico. Estou confiante de que nossos objetivos alinhados irão resultar em uma das equipes de esports mais atraentes do mundo e estou muito animado em poder competir também no campo financeiro mais uma vez".

O filho de Jones, o COO dos Cowboys, Stephen Jones, disse à ESPN que a família tinha sido abordada anteriormente sobre adquirir uma vaga da Overwatch League. A Blizzard teria pedido aos potenciais proprietários de franquias o valor de US $ 20 milhões, a serem pagos em um determinado prazo, por uma vaga. Stephen Jones não comentou os termos, mas disse que os Cowboys aprovaram essa oportunidade graças à falta de experiência em esports. Mais tarde, quando os Goffs abordaram os Jones sobre aquisição de parte da compLexity, os donos dos Cowboys estavam melhor preparados.

Lake acrescentou que a compLexity reavaliará a participação nessa liga se ela se for expandida no futuro.

Os Cowboys também participarão nos eventos do Madden NFL Club Championship nos próximos meses, a primeira oportunidade na qual todos os times de uma liga esportiva profissional participarão de um evento de esports. Outros proprietários da NFL, como Robert Kraft (New England Patriots) e Stan Kroenke (Los Angeles Rams), adquiriram vagas na Overwatch League, e a família Jones junta-se a uma pequena lista de proprietários da NFL que investem ou adquiriram uma equipe existente no cenário de esportes eletrônicos.

Comentários

Dono do Dallas Cowboys investe nos esports e compra parte da compLexity

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.