Guerrero é pego no antidoping em jogo do Peru nas eliminatórias

Andres Agulla, do ESPN FC*
Guerrero é pego no doping em jogo da seleção peruana contra a Argentina

O atacante Paolo Guerrero foi flagrado no antidoping por uso de uma "droga social" na partida entre Peru e Argentina, em Buenos Aires, no dia 5 de outubro, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018. 


Segundo apurou a ESPN internacional, a Federação Peruana de Futebol já foi comunicada do fato pela Fifa. 

Fontes próximas ao jogador disseram à ESPN Brasil que Guerrero "não sabia de nada" e que "foi surpreendido pela notícia" na manhã desta sexta-feira, quando foi comunicado do resultado do teste. 


Ao presidente da Comissão Antidoping da CBF e médico oficial de controle de doping na Fifa, Fernando Solera, o centroavante alegou que usou apenas um medicamento para gripe, confirme apurou a repórter Gabriela Moreira.

Já os advogados do atleta, em contato com a reportagem, informaram que o peruano nega que tenha usado qualquer tipo de substância proibida e aguarda a contraprova do exame para dar um posicionamento oficial sobre o caso.

A Conmebol, por sua vez, disse à reportagem ainda não ter sido comunicada.


A partida em questão acabou 0 a 0, e foi um dos resultados que ajudou o Peru a ficar na zona de repescagem das eliminatórias, à frente do Chile.

Com isso, é praticamente certo que o atacante ficará de fora dos confrontos contra a Nova Zelândia, pela repescagem para ir ao Mundial da Rússia. 

Segundo médico de controle de doping da Fifa, Guerrero disse que usou remédio para gripe antes de pegar Argentina

Além disso, a punição da Fifa para jogadores flagrados usando drogas sociais costuma ser de 2 a 4 anos de suspensão do futebol profissional. 

Os jogos estão marcados para os dias 11 e 16 de novembro. 

Vale a pena renovar com Guerrero? Veja o debate do 'Linha de Passe'

Guerrero foi o artilheiro do Peru nas eliminatórias, com 5 gols, ao lado do também atacante Edison Flores. Caso ele não possa jogar, o técnico Ricardo Gareca deve optar por usar Raúl Ruidíaz ou Jefferson Farfán na posição de centroavante.

O atacante vem desfalcando o Flamengo desde a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, por conta de um edema na coxa, mas voltou a treinar no clube neste sexta-feira. A expectativa era ter o matador no jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, no próximo domingo. Na teoria, seria sua última partida antes da apresentação à seleção peruana para os confrontos contra a Venezuela.

*Com reportagem de Francisco De Laurentiis, Gabriela Moreira e Luciano Borges

Comentários

Guerrero é pego no antidoping em jogo do Peru nas eliminatórias

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.