
Primeira mulher brasileira a disputar a Volvo Ocean Race, Martine Grael saiu satisfeita com o seu desempenho e o da equipe AkzoNobel na primeira etapa da Volta ao Mundo, finalizada nesse fim de semana. O barco da campeã olímpica (ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016) terminou o percurso entre a Espanha e Portugal na quarta colocação, após seis dias, seis horas e 11 minutos de regata. O vencedor foi o Vestas 11th Hour Racing, seguido por MAPFRE e Dongfeng Race Team.
O team AkzoNobel foi para a disputa com um atleta a menos. Minutos antes da largada, o holandês Simeon Tienpont retornou ao posto de comandante e quatro integrantes fixos deixaram o barco, inclusive o brasileiro Joca Signorini.
''A gente teve um começo muito difícil da regata. Teve muitas manobras e com uma pessoa a menos tivemos dificuldades. Praticamente a tripulação inteira mudou um dia antes da largada. Depois desse momento difícil, a gente teve vários acertos de tática, muita comunicação e trabalho em equipe. Saímos de Gibraltar em segundo! Depois a falta de treino foi contando...foi muito bom, como time, segurar tão bem com as condições que a gente teve'', disse Martine Grael.
O team AkzoNobel competiu com oito velejadores contra nove das demais equipes. Para formar a tripulação, o comandante holandês 'pegou emprestado' o português Antonio Fontes, do Sun Hung Kai/Scallywag.
''Foi uma experiência espetacular. Ainda bem que os barcos são one-design, pois é tudo igual e as manobras correram bem. Foi um bom resultado, mas infelizmente perdemos alguns lugares já perto do final'', disse o velejador português.
Na Etapa 1, o team AkzoNobel largou em último e conseguiu recuperar posições rapidamente. Nos seis dias de regata, o barco se manteve entre segundo e terceiro lugares, perdendo a vaga no pódio nas últimas 24 horas de prova da maior competição de vela oceânica do mundo.
A Volvo Ocean Race 2017/2018 é a 13ª edição da regata de volta ao mundo. A prova começou em Alicante, Espanha, e será concluída em Haia, Holanda. Sete embarcações percorrem 10 etapas, ligando 11 portos de escala, num percurso de 83 mil quilômetros. Neste ano, por conta de uma nova regra, a competição registra o maior número de participação de mulheres na história: 17.
Martine Grael comemora superação em estreia na Volvo Ocean Race: 'praticamente a tripulação inteira mudou um dia antes da largada'
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.