Copa Mercosul: Brasil pode se juntar a vizinhos e ser sede do Mundial de 2030, diz jornal

ESPN.com.br
Beira-Rio pode ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2030
Beira-Rio pode ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2030 Lucas Uebel/Getty Images

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o Brasil pode ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2030.

De acordo com apuração do veículo, o país pode entrar num pool ao lado de Argentina, Uruguai e Paraguai para sediar a competição da Fifa em 13 anos. 

Para isso, seriam usados estádios da região Sul brasileira: Beira-Rio, do Inter, Arena do Grêmio, do Grêmio, e Arena da Baixada, do Atlético-PR, seriam os favoritos.

"Existem dúvidas sobre a capacidade dos três países do Cone Sul em receber o novo modelo de Copa do Mundo. A partir de 2026, serão 48 seleções, num evento que ganha uma nova dimensão e vai exigir dezenas de campos de treinamentos, hotéis e, claro, um número maior de estádios", explica matéria do Estadão

'A lista tem um objetivo: oportunidade'; veja convocação de Tite para amistosos da seleção em novembro

"A reportagem apurou que entre integrantes da cúpula da Conmebol existe a ideia de que o Sul do Brasil poderia ser envolvido no projeto. Entre os cenários sob debate de alguns dirigentes estão o uso de campos de treinamento e bases para seleções ou até mesmo estádio para algumas partidas da primeira fase, ajudando a reduzir a pressão sobre o número limitado de arena nos três países", completa. 

O governo uruguaio, porém, colocou-se contrário à ideia. A CBF, por sua vez, ainda vê a ideia como "prematura".

"Colocar o Brasil numa candidatura oficial poderia ser um obstáculo, já que se criaria questionamentos depois de pouco tempo de um Mundial no país", cita o jornal, lembrando o momento político conturbado atravessado pelo país.

Há boa chance, porém, do "reforço" brasileiro ser aceito por Argentina, Uruguai e Paraguai, já que isso só reforçaria a candidatura sul-americana para a Copa-2030, o que poderia ser um fator chave para vencer a China na disputa que se arma para ver quem sediará o torneio da Fifa em pouco mais de uma década.

"O temor dos sul-americanos é de que, com uma candidatura frágil, poderão perder a ocasião, principalmente se tiverem de concorrer contra a China. Pequim já indicou que quer a Copa do Mundo e, desde já, começa a participar da Fifa como patrocinadora", analisa o diário.

Comentários

Copa Mercosul: Brasil pode se juntar a vizinhos e ser sede do Mundial de 2030, diz jornal

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.