Brasileiro marca, e time de Felipão conquista heptacampeonato nacional na China

ESPN.com
Com gols brasileiros, Guangzhou faz 5 a 1 no Guizhou e é campeão

O Guangzhou Evergrande se consagrou campeão chinês neste domingo. O título ainda veio em grande estilo: goleada por 5 a 1 e garantido o sétimo campeonato nacional consecutivo em sua história.

Assim como em todo o ano, os brasileiros apareceram bem mais uma vez. O atacante Alan marcou o segundo gol, e Ricardo Goulart foi o garçom do dia ao dar duas assistências. Gao Lin, Yu Hanchao e Du Wei - contra - fecharam a conta a favor do Guangzhou. Muriqui entrou na segunda etapa substituindo o meia ex-Cruzeiro.

Assim como aconteceu desde o primeiro título, o time treinado por Felipão teve uma campanha tranquila desde o início nesta temporada. Das 28 rodadas disputadas até o momento, foram 20 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, somando 64 pontos. A última derrota no torneio havia sido na 19ª rodada, quando foram derrotados pelo Guangzhou R&F por 4 a 2.

O título chega com duas rodadas de antecedência graças a derrota do Shanghai SIPG, segunda colocada com 55 pontos. A equipe treinada pelo português André Villas-Boas e que tem o meia Oscar e o  atacante Hulk era a principal ameaça e visto como o principal adversário a quebrar essa série de títulos. A equipe, inclusive, enfrentou o Guangzhou na Champions League asiática e eliminou o rival em uma decisão emocionante que foi até os pênaltis. No campeonato, no entanto, alguns tropeços prejudicaram nessa briga: foram três empates e uma derrota a mais.

A conquista aumenta ainda mais a hegemonia do clube dentro do país. A partir de quando passou a receber mais investimento e sob o comando de Marcelo Lippi a partir de 2011, o Guangzhou venceu todos as edições do campeonato chinês.

"Eu só tenho a agradecer por tudo que venho conquistando aqui. É um momento fantástico na minha vida. Graças a Deus chegamos a esse título com antecipação e agora temos que comemorar. Este é meu sétimo título na China e cada um teve um gosto especial, este foi com um gol na 'final'", disse Ricardo Goulart.

"Quero agradecer principalmente a Deus e a toda minha família e amigos. Se conquistei tanta coisa aqui, devo muito a eles. Me sinto cada dia melhor e com mais vontade de atingir meus objetivos", concluiu o meia.

O atacante Alan também falou após a partida da alegria com mais um título conquistado.

“É muito gratificante comemorar mais um título aqui na China. Nesse ano, as equipes chinesas fizeram grandes investimentos e sabíamos que seria um campeonato muito equilibrado. Fizemos uma temporada regular, pontuamos bem atuando dentro de casa e garantimos pontos importantes jogando fora de Guangzhou. Fico muito feliz em conquistar mais esse título na minha carreira e fazer parte dessa história vitoriosa do clube”, valorizou Alan.

Hulk marca, mas Shanghai perde em casa

O título também marca um final feliz de Luiz Felipe Scolari em sua passagem pelo Guangzhou Evergrande. Com contrato se encerrando no fim de novembro, o técnico já decidiu que não irá renovar seu vínculo com o clube chinês e está à procura de um novo clube. Uma volta ao Brasil, no entanto, está descartada e o objetivo é seguir a carreira no exterior. Este foi o sétimo título em dois anos e meio no comando da equipe.

Comentários

Brasileiro marca, e time de Felipão conquista heptacampeonato nacional na China

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.