PASSAPORTE CARIMBADO - Rússia-2018: Egito

ESPN.com.br
EGITO

Com a vitória por 2 a 1 sobre o Congo, o Egito carimbou seu passaporte para a Copa do Mundo de 2018. Tradicional potência em Copas Africanas de Nações, os egípcios não costumam ir bem em eliminatórias, e ficaram fora dos últimos seis Mundiais - a última vez que os "Faraós" disputaram o torneio da Fifa foi em 1990, quando caíram ainda na fase de grupos. Desta vez, porém, a equipe comandada pelo veterano argentino Héctor Cúper fez campanha segura e garantiu a ida à Rússia ainda com uma rodada de antecedência, e já pode comprar os bilhetes para jogar sua 3ª Copa na história. Com uma equipe formada por vários atletas que atuam em clubes de grandes ligas da Europa, como o volante El Nenny, do Arsenal, e o atacante Salah, do Liverpool, os egípcios sonham agora em fazer um Mundial histórico, passando de fase pela primeira vez - nas outras duas vezes que jogou a competição da Fifa, a equipe do norte da África caiu ainda nos estágios iniciais.

Veja os gols da vitória do Egito sobre o Congo por 2 a 1 pelas Eliminatórias Africanas
  • Técnico

HÉCTOR CÚPER
O veterano treinador argentino, de 61 anos, é conhecido por duas coisas: por ter comandado grandes equipes da Europa, como Inter de Milão, da Itália, e Valencia, da Espanha, e por ser um dos técnicos mais azarados do planeta, já que foi vice de várias competições em muitas oportunidades (inclusive duas vezes seguida da Champions League com o Valencia). Cúper também é famoso por ter brigado com Ronaldo "Fenômeno" nos tempos de Internazionale, o que acabou sendo uma das grandes motivações do craque para trocar a equipe de Milão pelo Real Madrid. Após cair no ostracismo por quase uma década, ele assumiu o Egito em 2015 e vem fazendo trabalho espetacular. Ele formou uma sólida defesa, uma das grandes características de seu trabalho, e conduziu o time à final da Copa Africana de Nações de 2017 - no entanto, acabou derrotador por Camarões na final, em mais uma prova de seu "azar" em decisões. Já nas eliminatórias, manteve o ritmo e classificou os "Faraós" com uma campanha equilibrada, ficando à frente de Uganda e da favorita Gana no grupo E, e levando apenas dois gols durante a fase decisiva.

  • Craque

MOHAMED SALAH
O atacante vive momento iluminado na carreira. Após fazer uma ótima temporada pela Roma em 2015/16, ele foi comprado pelo Liverpool na última janela de transferências por incríveis 42 milhões de euros (R$ 155,5 milhões), e vem sendo um dos principais destaques do setor ofensivo comandado por Jurgen Klopp. O atleta de 25 anos é conhecido por sua velocidade, pelos dribles e pela precisão no chute de pé esquerdo. Quando joga pela seleção do Egito, Salah costuma ir ainda melhor, tendo anotado 32 vezes em 56 partidas. Os mais importantes saíram, sem dúvidas, na vitória por 2 a 1 sobre o Congo, que garantiu a classificação dos "Faraós" para a Copa do Mundo depois de seis edições ausentes. Revelado pelo El Mokawloon, o canhoto ainda passou na carreira por Basel, da Suíça, Chelsea, da Inglaterra, e Fiorentina, da Itália. Pelo clube da Basileia, conquistou dois Campeonatos Suíços, enquanto pelo time de Londres ele ganhou uma Premier League e uma Copa da Liga Inglesa. No ano que vem, ele chega no auge de sua forma física e técnica para ser uma das grandes estrelas do Mundial da Rússia.

 

  • Ficha do país

  • Capital: Cairo

    Área: 1.010.407,87 km²

    Habitantes: 95.864.200 (2017)

    PIB: US$ 1,173 trilhões (2017)

  • Campanha nas eliminatórias
  • 1ª colocado do grupo E

  • Títulos
  • 0

  • Desempenho em Copas
1930 Não participou das eliminatórias
1934 Eliminado na fase de grupos (13º lugar)
1938 Desistiu das eliminatórias
1950 Não participou das eliminatórias
1954 Não se classificou
1958 Desistiu das eliminatórias
1962 Desistiu das eliminatórias
1966 Desistiu das eliminatórias
1970Não participou das eliminatórias
1974 Não se classificou
1978 Não se classificou
1982 Não se classificou
1986 Não se classificou
1990 Eliminado na fase de grupos (20º lugar)
1994 Não se classificou
1998 Não se classificou
2002 Não se classificou
2006 Não se classificou
2010 Não se classificou
2014 Não se classificou
Comentários

PASSAPORTE CARIMBADO - Rússia-2018: Egito

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.