Quem precisa do que: as contas pelas últimas vagas para a Copa na América do Sul

ESPN.com.br

Argentina está em situação dramática nas Eliminatórias
Argentina está em situação dramática nas Eliminatórias EFE

Das dez seleções que disputam as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, seis chegam na última rodada do classificatório ainda com o objetivo de alcançar uma vaga no Mundial do ano que vem. A última rodada das Eliminatórias da América do Sul ocorrerá na próxima terça-feira, com todos os jogos começando às 20h30. Veja as contas de cada seleção para a rodada derradeira:

Brasil – Líder com 38 pontos, a seleção brasileira já está classificada para a Copa do Mundo da Rússia. O primeiro lugar das Eliminatórias está assegurado. O time do técnico Tite pode, em caso de triunfo na terça, complicar o objetivo do Chile de chegar ao Mundial.


Uruguai – A seleção uruguaia está na segunda posição, com 28 pontos. Uma vitória simples sobre a Bolívia no estádio Centenário garante a equipe uruguaia na Copa. O empate também serve para os uruguaios, que assim não seriam mais alcançados nem por Peru nem pela Argentina. Em caso de surpreendente derrota para a Bolívia, o Uruguai ainda assim segue com boas chances de disputar o Mundial, mas neste cenário dependeria dos resultados dos jogos de Chile, Colômbia e Argentina.

Chile – Terceiro colocado com 26 pontos, o Chile tem difícil compromisso contra a seleção brasileira no Allianz Parque. Mas os chilenos dependem de seus próprios esforços para se classificarem. Uma vitória fora de casa contra o líder classifica o Chile para a Copa do Mundo. Se empatar ou perder, o Chile dependerá de uma combinação de resultados, e ficará de olho nas partidas de Colômbia, Argentina e Paraguai. Neste cenário, os resultados poderiam levar os chilenos para a zona de repescagem ou até mesmo deixá-los de fora do Mundial.

Sampaoli destaca superioridade da Argentina e mostra otimismo: 'Jogando com a convicção de hoje, estaremos na Copa'

Colômbia – Em quarto lugar com 26 pontos, a Colômbia também depende apenas de si para conquistar uma vaga direta no Mundial da Rússia. Os colombianos, porém, farão confronto direto diante do Peru, fora de casa. Os peruanos estão atualmente na quinta posição, com 25 pontos. Se vencer, a Colômbia estará na Copa. Se empatar ou perder, dependerá dos resultados dos jogos de Chile, Argentina e Paraguai.

Peru – O Peru ocupa a zona da repescagem, na quinta colocação, com 25 pontos. Se derrotar a Colômbia, garantirá ao menos essa vaga na repescagem. Se triunfar em casa e a Argentina tropeçar diante do Equador, a seleção peruana conquistará a vaga direta na Copa. Em caso de empate ou derrota para os colombianos, a equipe peruana terá que torcer contra Argentina e Paraguai. Se empatar e o Chile perder, os peruanos ainda poderão ficar na frente dos chilenos.

Argentina – Na sexta colocação, com 25 pontos, a Argentina fará o seu último compromisso fora de casa, diante do Equador. Se perder, a seleção argentina terá que torcer por, no mínimo, um empate do Paraguai e uma derrota do Peru. Mesmo assim, teria que superar os adversários nos critérios de desempate para se garantir na repescagem. Se vencer o Equador, o time de Jorge Sampaoli estará ao menos na repescagem, já que Peru (quinto colocado) e Colômbia (quarta colocada) farão confronto direto. Se conseguir o resultado positivo, a Argentina evita a repescagem e garante vaga direta na Copa com uma combinação de resultados, contando com derrota ou empate do Chile. Caso empate com o Equador, a única maneira de a Argentina sonhar com a Rússia é torcer para que o Peru perca, além de empate ou derrota de Paraguai.

Mauro espera surpresas de Tite para Copa do Mundo e questiona meio de campo: 'Falta um talento'

Paraguai – O Paraguai, sétimo colocado com 24 pontos, renasceu nas Eliminatórias com a grande virada fora de casa sobre a Colômbia. Na próxima terça-feira, os paraguaios jogarão em casa diante da Venezuela. A equipe só continuará com chances de disputar a Copa do Mundo em caso de resultado positivo diante de sua torcida. Mesmo assim, triunfando, o Paraguai torcerá para que, considerando quatro rivais – Chile, Colômbia, Peru e Argentina -, não aconteça uma combinação de resultados na qual três deles saiam vitoriosos na última rodada.

Equador – Com 20 pontos, em oitavo, não tem mais chances de ir à Copa.

Bolívia – Nona colocada, com 14 pontos, terminará nessa posição.

Venezuela – Terminará as Eliminatórias na lanterna.

Comentários

Quem precisa do que: as contas pelas últimas vagas para a Copa na América do Sul

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.