Por que Henrique Ceifador nunca erra pênaltis? A ESPN revela o segredo

Vladimir Bianchini, do ESPN.com.br

Henrique cobra pênalti olhando para o goleiro
Henrique cobra pênalti olhando para o goleiro gazeta press

Pênalti para o Fluminense. 

Henrique Dourado vai para a cobrança. O centroavante corre lentamente.  Olhar fixo no goleiro. Faz uma paradinha antes da batida. Bola de um lado e arqueiro do outro. O camisa 9 corre para a torcida fazendo sua típica comemoração de ceifador, passando a mão no pescoço. 

Só no Campeonato Brasileiro deste ano essa cena se repetiu com sucesso por seis vezes. 

Atualmente o melhor cobrador de pênaltis  do futebol brasileiro, artilheiro da competição com 14 gols marcados, está muito acima da média de acertos do campeonato que é de 65%.

Um dos segredos de Henrique para manter a eficiência é nunca repetir onde vai cobrar.


"Cada pênalti tem uma surpresa. Os goleiros estudam muito os cobradores e eu procuro estudá-los também e não me repetir na forma de cobrança. Preciso ter o mínimo de erro possível", disse o jogador, ao ESPN.com.br

A única em que ele falhou em um tiro de 11 metros durante a carreira foi quando atuava pelo Palmeiras em um duelo contra o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro de 2014.

"Eu tinha acertado a primeira cobrança, mas o juiz mandou voltar e a bola foi para fora. Se ele não tivesse voltado eu provavelmente não teria errado outro (risos)".

Para ter números tão bons, o centrovante usa uma  técnica de cobrança desenvolvida a partir 2012, quando jogou o Campeonato Paranaense pelo Cianorte. 

"Esse jeito de bater surgiu quando estava conversando com o pessoal dos preparadores de goleiro e o goleiro. Falei com meu amigo João Paulo, que disse que essa maneira era mais difícil de ser defendida”, explicou.  

“É um pênalti que precisa de muito treinamento porque é bastante complicado. Fui aos poucos me especializando nisso. Aliado ao nosso trabalho e a técnica eu tenho meu segredo. Isso faz muita diferença". 

É exatamente esse segredo que o DataESPN irá explicar.

Bertozzi elogia evolução de Henrique Dourado: ‘Posicionamento do Ceifador é impressionante’

  • Qual o segredo do Ceifador?

Por Renato Rodrigues, do DataESPN

Não é à toa o bom aproveitamento de Henrique Dourado em batidas de pênaltis. E essa técnica desenvolvida por ele para este momento específico do jogo tem alguns pontos importantíssimos. Claro que ele carrega consigo também a boa capacidade de colocar a bola em lugares mais difíceis para os goleiros chegarem, mas também existem algumas questões que vão além disso.

 A primeira questão é a abordagem dele para cada goleiro. Sua forma de bater muda um pouco de acordo com o adversário que vai ter pela frente. E para isso, ele usa muito do estudo comportamental destes rivais. Atualmente o futebol conta com departamentos de Análise de Desempenho que auxiliam muito neste caso - inclusive dos batedores para os próprios goleiros também observarem. 

Mandam os lances para os jogadores assistirem repetidamente, além de relatórios, tanto estatísticos quanto de detalhes corporais, de decisões ou mesmo de padrões de escolha.

 Henrique, por sua vez, vai um pouco contra o que é comum. O grande aproveitamento de goleiros em cobranças de pênaltis na atualidade vai muito de encontro destes conteúdos estudados. Os jogadores de linha, por sua vez, estão demorando um pouco mais para mergulhar de cabeça nestas vantagens. E o atacante do Fluminense consegue absorver muito bem este conteúdo.

 Ao chegar ao jogo, já tem consigo algumas características importantes do goleiro que terá pela frente em caso de penalidade máxima. Talvez a grande informação que ele precise é se esse goleiro é "dependente" ou "independente". 

No caso do adversário ser dependente, isso quer dizer que se trata de um goleiro que espera algum tipo de sinal do batedor para tomar sua decisão e escolher um canto. Ou seja, ele espera ao máximo para agir e, muitas vezes, acaba deixando o batedor indeciso, aumentando as chances de uma batida não tão efetiva. Normalmente os goleiros de maior envergadura tomam esses tipos de medidas.

Henrique Ceifador conta como bate pênalti e, com Plihal no gol, mostra no estúdio do 'Resenha'; será que ele converteu?

 Agora, se esse goleiro é independente, ele vai para o lance com uma ação já pré-decidida. Seja por ter estudado aquele batedor ou mesmo por instinto. Ele não depende de um sinal ou gesto técnico/corporal do rival para escolher o lado. Goleiros com envergaduras menores, geralmente, têm esse perfil. Muito por garantir a chegada "inteira" em dos cantos da meta.

 Mas essas nomenclaturas explicadas acima para os goleiros também são usadas para batedores. E a definição é a mesma. O batedor independente ele vai para a cobrança com o lado ou local para bater já decidido. Independente do que ocorra durante a corrida para a bola, ele não vai trocar. Simplesmente por não estar confortável para tal. Agora existe o batedor dependente, que é exatamente o perfil de Henrique Dourado.

 Perceba que, quando corre para bola, o centroavante do Fluminense retarda ao máximo a batida. Faz a paradinha antes de chegar para a cobrança - que a regra não impede - e não tira os olhos do goleiro. Consegue ter uma noção espacial, tanto da dimensão do gol quanto da distância que está da bola, muito apurada. Nessa corrida para a bola espera o sinal do goleiro. Ele pode ser um gesto corporal, uma feição ou mesmo uma caída precoce para um dos cantos.

E é aí que entra a outra grande qualidade de Dourado neste momento: a capacidade de trocar de canto muito em cima da batida. O que para muitos jogadores se trata de algo que afeta determinantemente a qualidade do contato com a bola, para ele é natural. Seu gesto técnico pouco muda e, durante a definição do goleiro, ele consegue escolher e tirar a bola do alcance. 

[]

A posição do pé de apoio, sempre muito bem fixo à lateral da bola, é de grande importância para tudo correr bem, já que o camisa 9 geralmente não bate com grande força na bola.

Comentários

Por que Henrique Ceifador nunca erra pênaltis? A ESPN revela o segredo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.