Patinadora russa que arrancou sorriso de Putin se aposenta aos 19 anos após luta contra anorexia

espnW.com.br

Yulia Lipnitskaya arrancou elogios de Putin em Sóchi-2014
Yulia Lipnitskaya arrancou elogios de Putin em Sóchi-2014 Getty

Considerada uma das maiores promessas da patinação do gelo nos últimos tempos, a russa Yulia Lipnitskaya vai encerrar sua trajetória no esporte. A aposentadoria precoce, aos 19 anos, é fruto de uma batalha da atleta contra a anorexia. Sua mãe, Daniela, revelou à agência de notícias Tass nessa segunda-feira que a decisão foi informada à Federação Russa de Patinação Artística no Gelo em abril, após três meses de tratamento contra a doença.

Yulia Lipnitskaya despontou na primeira metade da década. Depois de ótimos resultados nas competições de base, participou da conquista da medalha de ouro na disputa por equipes da patinação no gelo nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sóchi-2014, aos 15 anos. 

Com o resultado, tornou-se a mais nova campeã olímpica da modalidade desde 1936. No mesmo ano, faturou a medalha de ouro individual no Campeonato Europeu de Budapeste e a prata no Mundial de Saitama.

O sucesso fez com que se tornasse símbolo da patinação na Rússia, principalmente depois de ela ter arrancado elogios e sorrisos de Vladimir Putin, presidente do País que dificilmente muda sua expressão séria.

Yulia Lipnitskaya vai se aposentar aos 19 anos
Yulia Lipnitskaya vai se aposentar aos 19 anos Getty

No entanto, Lipnitskaya não soube lidar com o sucesso e a cobrança excessiva por resultados. Ainda no fim de 2014, aos 16 anos, chegou a reclamar publicamente da “perda de liberdade” por causa da fama e disse que se sentia em “estresse constante” para corresponder à expectativa dos torcedores.

Em uma competição nacional, escancarou sua dificuldade de lidar com derrotas ao se recusar a participar de uma cerimônia de premiação depois de ficar com a medalha de prata. Na ocasião, disse que preferia deixar o local do que aceitar a segunda colocação.

Pouco a pouco, a patinadora deixou os holofotes e foi caindo de rendimento, até sumir do cenário da patinação. Sua última temporada foi dificultada por lesões. No último domingo, o treinador Evgeny Plushenko disse que esse seria o motivo pelo qual Lipnitskaya não competiria em 2018. Agora, porém, sua mãe revelou que não foram apenas as contusões que se tornaram um obstáculo, mas também o grave distúrbio alimentar.

Comentários

Patinadora russa que arrancou sorriso de Putin se aposenta aos 19 anos após luta contra anorexia

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.