Estudo decreta Palmeiras e Fla em patamar acima dos rivais: 'São mais poderosos e estão no caminho de todos os títulos'

Diego Garcia, do ESPN.com.br
ESPN.com.br
palmeiras/flamengo
Palmeiras e Flamengo estão em patamar acima dos rivais, de acordo com estudo

Palmeiras e Flamengo são hoje os clubes mais poderosos do futebol brasileiro, estão em um patamar acima de todos os outros e no caminho para disputar todos os títulos.

Essa é a análise de um estudo do Itaú BBA feito em cima das finanças dos 27 principais clubes do Brasil.

De acordo com a análise, ao qual o ESPN.com.br teve acesso, a dupla comanda o futebol brasileiro sob o ponto de vista financeiro e vem sendo responsável, há dois anos, por mais de 1/3 da geração de caixa total dos clubes.

"Esta sim é uma concentração importante, porque mostra quem tem efetivamente sobra de caixa para pagar suas dívidas e, especialmente, fazer Investimentos", analisa o Itaú BBA.

Os dados analisados dos times alviverde e rubronegro mostram que a dupla possui uma sobra de caixa que os torna "mais poderosos na disputa por atletas".

O estudo conclui: "Palmeiras e Flamengo estão, definitivamente, em outro patamar em relação aos demais Clubes".

Nesta terça-feira, César Grafietti, superintendente de Crédito do Itaú BBA e coordenador do estudo, estará no Bate-Bola na Veia, da ESPN Brasil, a partir das 19h, onde é aguardado para comentar sobre as análises financeiras feitas pelo banco.

Nas análises individuais de cada um, os elogios são recorrentes, conforme a reportagem vai mostrar a seguir.

  • FLAMENGO

No caso dos cariocas, o banco diz que o Flamengo "dá aula de gestão, fora de campo".

São contas em dia, redução de dívidas e controle de custos que chamaram a atenção dos analistas financeiros. "O que mais esperar além de passar a conquistar títulos?", questiona o estudo.

Roberto Filho/Agência Eleven/GazetaPress
Flamengo pode ter futuro glorioso pela frente se continuar com finanças em dia
Flamengo pode ter futuro glorioso pela frente se continuar com finanças em dia

Os dados divulgados descrevem crescimento de 21% nas receitas do Flamengo, fortemente impactado pelas cotas de TV, que aumentaram 69% - o clube é um dos que mais recebe pelo acordo com a Globo.

No entanto, a análise diz que, agora, é hora de o Fla "mudar de patamar esportivo", ou seja, voltar a conquistar títulos de expressão.

O Itaú aponta que, no ano passado, a equipe rubro-negra se classificou para a Copa Libertadores e evoluiu seu quesito técnico, o que ainda é pouco.

"Mas o caminho está correto", ressalva o relatório, que também questiona: "Qual o Flamengo que veremos em 2017?".

Tironi vê time organizado, mas opina sobre o que falta ao time do Flamengo

Apesar do otimismo, o Fla ainda não empolgou na atual temporada.

Conquistou o Campeonato Carioca, mas decepcionou na Libertadores, ao cair na fase de grupos, e está apenas em 10º no Campeonato Brasileiro.

  • PALMEIRAS

O Palmeiras, por sua vez, foi exaltado pelo estudo, com crescimento de receitas de 56% em 2016. "Quem segura este clube?", questiona o Itaú BBA.

Afinal, o relatório aponta que o Palmeiras dá demonstração de que retomou o caminho da solidez financeira.

Getty
Allianz Parque em festa: o poderoso Palmeiras foi campeão brasileiro 2016
Allianz Parque em festa: o poderoso Palmeiras foi campeão brasileiro 2016

Antecessor de Maurício Galiotte, Paulo Nobre foi citado por conta do trabalho de organização e modernização da gestão. "Naturalmente que o dinheiro colocado pelo ex-presidente para ajudar nesse processo foi fundamental", diz o Itaú.

O Allianz Parque é outro bastante elogiado pela análise, já que o clube possui 100% das rendas de bilheteria. "Não trouxe ônus, apenas bônus pelo uso", descreve o documento.

A Crefisa também foi citada. Patrocinadora que mais investe no futebol brasileiro, a empresa tem colocado cerca de R$ 100 milhões anuais no clube. Mas, mesmo que saísse, o estudo aponta que o futuro do clube não seria trágico.

"Mesmo que o patrocinador deixasse o clube e os valores voltassem a patamares de mercado, claro que a capacidade de investimentos diminuiria, mas não tornaria o clube inviável", analisou o estudo.

Palmeiras 'dançou melhor' e conseguiu primeira vitória fora de casa no Brasileiro

Agora, o Itaú sugere que o Palmeiras corte gastos e conquiste mais para seguir dominante.

"Por tudo isso é que o Palmeiras se coloca como um dos líderes no processo de organização da estrutura do futebol e candidato a permanecer na disputa por todos os títulos que disputar", define o estudo.

Comentários

Estudo decreta Palmeiras e Fla em patamar acima dos rivais: 'São mais poderosos e estão no caminho de todos os títulos'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.