Análise: 'DiRT 4' agrada quem curte deixar os adversários 'comendo poeira'

Ricardo Caetano/ESPN.com.br
Reprodução/Codemasters
DiRT 4 oferece duas abordagens de pilotagem e disputa: simulação e gamer, mais 'casual'.
DiRT 4 oferece duas abordagens de pilotagem e disputa: simulação e gamer, mais 'casual'

Meio termo entre a simulação e a acessibilidade da pegada arcade, DiRT 4 é um jogo de corrida focado em competições de rali da Codemasters, empresa que tem acertado a mão em produzir jogos de corrida nos últimos anos.

Se a franquia teve em DiRT Rally a busca pela recriação de corridas nos mais variados pisos, DiRT 4 abre espaço quem gosta de velocidade nos videogames, mas que não que prefere gastar mais seu tempo pisando no acelerador do que conferindo a altura da suspensão de seu carro.

Antes que você pense "oras, o que há de errado em alterar tudo no meu carro? ", a simulação está aqui. No entanto, o objetivo claro da Codemasters foi de arrebatar mais jogadores que curtem um dos dois estilos (simulação e arcade) para agradar novatos e veteranos da série - e você se diverte em qualquer uma das vertentes.

Reprodução/Codemasters
Dos carros aos caminhões, cada categoria de veículo possui suas peculiaridades.
Dos carros aos caminhões, cada categoria de veículo possui suas peculiaridades

Essa divisão de estilo é não velada, pois o próprio jogo questiona o jogador sobre qual abordagem deseja: você quer algo mais próximo da realidade ou não se apega a detalhes técnicos e quer mesmo acelerar? As mudanças afetam nível de dificuldade e jogabilidade. No modo arcade, batizado de Gamer, tudo é suavizado em prol da "diversão", como direção, efeito climáticos e influência da superfície. No entanto, se você acha que terá vida fácil, se engana, pois o desafio é acentuado mesmo nesta opção.

Se a decisão for a favor da segunda opção, Simulation, o jogador é direcionado a uma experiência mais completa, na qual DiRT 4 oferece todo seu potencial, incluindo sua dificuldade. A opção requer treinamento e maio esforço do jogador para encarar de frente a dificuldade das corridas e da IA, bem calibrada no game da Codemasters.

Onde e como correr

DiRT 4 possui diversos modos de jogo a disposição, disputados em carros, bugs e caminhões, com suas respectivas subcategorias.

Rally e Historic Rally são a essência da categoria, onde o jogador luta contra o relógio para fazer o trajeto no menor tempo, seja em competições avulsas ou campeonatos. Modelos e marcas famosas estão a disposição como, por exemplo, Ford, Volkswagen, Subaru e Mitsubishi. No Historic, em especial, a disputa é feita com carros clássicos como MINI Cooper S, BMW E30 M3 Evo Rally e Lancia Delta S4, dentre outros ícones.

Reprodução/Codemasters
Para os nostálgicos e entusiastas, há o modo Historic Rally, com carros que fizeram a história da categoria.
Para os nostálgicos e entusiastas, há o modo Historic Rally, com carros que fizeram a história da categoria

Na opção Landrush, uma das marcas da franquia, deve-se se chegar primeiro em corridas cheias de obstáculos em uma disputa direta entre os competidores. É um modo, porém, de "vida curta", já que se torna rapidamente. Já o Ralicross, vale pisar firme no pedal da direita para cruzar a linha de chegada.

Como não há licença de uso como na concorrente WRC, DiRT possui sua própria seleção de locais de disputa. As pistas, trajetos e trilhas estão espalhadas pela Austrália, Espanha, Suécia, USA, País de Gales, México, Inglaterra, França, Noruega e Portugal. Cada um dos países agrupa diferentes pistas, com variadas configurações (mudança de rota e direção).

Cada trajeto tem sua devida importância para a competição e diversão. Os pisos de disputas incluem, asfalto, terra, lama, neve, que se alternam e desafiam o piloto a cada curva. Acrescente à dificuldade o efeito climático, pois há corridas sob tempo bom, com chuva, neblina, nevasca, de dia ou a noite.

Autoescola oficial

O jogador tem uma disposição uma verdadeira autoescola para os desafios que o aguardam. A DiRT Academy, localizado nos Estados Unidos do game, é uma generosa fonte de aprendizagem para a mecânica de DiRT 4. Se você levar a sério as instruções, aproveitará muito mais as corridas. É muito melhor aprender aqui do que sair ao léu.

Reprodução/Codemasters
As 'cicatrizes' da corrida ficam aparentes em seu veículo.
As 'cicatrizes' da corrida ficam aparentes em seu veículo

Tecnicamente, DiRT 4 entrega um gráfico fluído, algo necessário para a sensação de velocidade. Os danos aos carros são aparentes: capotas voam e vidros são quebrados, mas não são apenas perfumaria. Um pneu furado pode ser fatal para seu tempo final, pois afeta drasticamente a mobilidade do carro. A parte sonora "ronca alto", com trilha sonora e efeitos sonoros de alta qualidade, principalmente quando se nota a troca de piso.

DiRT 4 já está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Comentários

Análise: 'DiRT 4' agrada quem curte deixar os adversários 'comendo poeira'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.