Ave, Totti! Roma vence de forma dramática no fim na despedida do maior ídolo de sua história

ESPN.com.br
Getty Images
Totti recebe homenagens na despedida
Totti recebe homenagens na despedida da Roma após 24 anos como profissional

Não faltavam elementos para justificar a importância da vitória da Roma por 3 a 2 sobre o Cagliari.

O duelo valia a segunda posição no Campeonato Italiano e a vaga direta na próxima edição da Uefa Champions League. Para o atacante bósnio Dzeko, era uma chance de garantir a artilharia da competição. Poderia ser ainda a temporada com mais gols anotados e pontos somados na história da Série A pela equipe giallorossi.

Tudo isso, porém, ficou em segundo plano para o torcedor romanista. Era dia de saudar pela última vez Francesco Totti, maior ídolo da história do clube.

Antes de a bola rolar, ele foi saudado por todos os presentes no Estádio Olímpico de Roma, que o aplaudiram de pé assim que adentrou ao gramado. Além das muitas bandeiras, foi realizado um mosaico em agradecimento. 

A estreia do jogador entre os profissionais foi no dia 28 de março de 1993, quando, com apenas 16 anos e 28 dias de idade, entrou em um jogo contra o Brescia.

Nestes 24 anos, Totti tornou-se o jogador com mais partidas pelo clube (786), e também o maior artilheiro de sua história (307 gols em jogos oficiais).

Faturou um Campeonato Italiano (2001), duas Copas e duas Supercopas da Itália. Vestindo a camisa 10 da seleção italiana, foi também campeão do mundo em 2006.

Além disso, Totti é o atleta que mais jogou e balançou as redes no clássico contra a Lazio: foram 44 jogos e 11 gols.

Ave, Totti! C'est solo uno capitano!

'Totti é a Roma'! Antes do início da partida, ídolo se emociona e agradece festa da torcida em despedida
  • Classificação

O resultado fez a Roma chegar aos 87 pontos ganhos e terminar o Campeonato Italiano na segunda posição. Com isso, a equipe está classificada de forma direta para a fase de grupos da Uefa Champions League. Além disso, foi o maior número de pontos somados pelos romanistas em uma temporada.

Já o Genoa, que brigou contra o rebaixamento para Série B durante quase toda temporada, finalizou o torneio com 36 pontos, na 16ª colocação.  

  • Jogo
Confira os melhores momentos da vitória da Roma sobre o Genoa, por 3 a 2, pelo campeonato italiano

A Roma entrou visivelmente desconcentrada por conta de toda atmosfera da partida. Logo aos três minutos, os visitantes abriram o placar com Pietro Pellegri. O jogador de apenas 16 anos, que fez sua terceira aparição na equipe principal do Genoa, aproveitou a bobeira da zaga para vencer Wojciech Szczęsny.

Aos dez minutos, Dzeko empatou. Dentro da áres, o atacante chutou de chapa com o pé esquerdo, mas a bola bateu na trave do goleiro. No rebote, ele completou para o fundo do gol. Com os 29 gols marcado, o bósnio terminou como goelador máximo do Campeonato Italiano.

O lateral Emerson Palmieri sentiu uma contusão no joelho e foi substituído por Mario Rui aos 15 minutos. O ex-jogador do Santos fazia sua última partida antes de se apresentar à seleção italiana, pois foi convocado pelo treinador italiano Gianpiero Ventura. 

Getty
Totti fez sua última partida com a camisa da Roma
Totti fez sua última partida com a camisa da Roma

Totti entrou aos 10 minutos do segundo tempo no lugar de Salah. O capitão demonstrou vontade e deu um lançamento espetacular para dentro da área. El Shaarawy completou de cabeça, mas o goleiro salvou.

A virada romanista veio com De Rossi, aos 28. Dzeko aproveitou cruzamento pelo lado esquerdo do ataque e tocou para trás. O melhor amigo de Totti e futuro capitão romanista soltou a bomba de pé esquerdo para estufar as redes.

O Genoa estava disposto a estragar a festa dos donos da casa e conseguiu o empate aos 33 minutos.  Após cruzamento dentro da área, o goleiro Szczęsny falhou e Lazovic completou.

Nos momentos finais, porém, a Roma arrancou a vitória de forma dramática. Perotti marcou o gol da vitória romanista após chute forte na saída do arqueiro genovês. Festa no estádio Olímpico de Roma.

Comentários

Ave, Totti! Roma vence de forma dramática no fim na despedida do maior ídolo de sua história

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.