Classificado, 'time mais odiado da Alemanha' só saberá em cima da hora se poderá jogar a Champions

Igor Resende, do ESPN.com.br
Getty
RB Leipzig ainda não sabe se poderá jogar a Champions na próxima temporada
RB Leipzig ainda não sabe se poderá jogar a Champions na próxima temporada

O RB Leipzig conquistou sua vaga em campo, mas segue sem saber se poderá disputar a próxima Uefa Champions League. O ‘temor' pela desclassificação do torneio de clubes mais importante do mundo aumentou neste sábado, depois que o Red Bull Salzburg sacramentou o título do Campeonato Austríaco.

Todo o problema se dá porque a Uefa proíbe que um mesmo dono tenha dois times na mesma competição. Isto esta previsto no artigo 5 do regulamento da Champions, que trata sobre a integridade do torneio. "Nenhum clube participante nas competições interclubes da UEFA não pode deter ou negociar títulos ou ações de outro clube participante na mesma competição".

Neste caso, a vaga iria para a equipe austríaca por ter conseguido se classificar com uma posição melhor em seu campeonato nacional.

Uma definição sobre o caso, porém, só será tomada em cima da hora.

"Não temos nada a comentar neste estágio da temporada. O prazo final para as associações nacionais inscreverem seus times acaba na primeira semana de junho", disse a Uefa em resposta ao ESPN.com.br.

Na prática, a entidade está esperando o problema se tornar concreto para decidir algo. Acontece que o torneio da próxima temporada já deve ter as primeiras fases prévias no final de junho. No dia 19, o Salzburg já conheceria seu rival da segunda eliminatória, marcada para começar em 11 de julho.

Se confirmar a vaga, o Leipzig entra já na fase de grupos, que será sorteada em agosto, mas começa apenas em setembro.

De fato, os dois times apresentam muitas semelhanças, como o padrão de uniforme e do escudo da Red Bull. As diferenças de nome só existem porque o futebol alemão não permite que os times tenham nome de empresas, o que fez a companhia trocar Red Bull para RasenBallsport (termo que traduzido do alemão significa "esporte com bola sobre o gramado"), atendendo a regra, mas mantendo a sigla RB.

Comentários

Classificado, 'time mais odiado da Alemanha' só saberá em cima da hora se poderá jogar a Champions

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.