Com gol contra de Pratto e 'lei do ex', Cruzeiro vence São Paulo e encaminha vaga no Morumbi

ESPN.com.br
Assista aos gols da vitória do Cruzeiro sobre o São Paulo por 2 a 0!

Mesmo jogando em pleno Morumbi, o Cruzeiro encaminhou a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira, os visitantes venceram o São Paulo por 2 a 0, com um gol contra de Lucas Pratto e outro do ex-tricolor Hudson, e agora podem até perder no Mineirão para avançar.

O resultado foi todo construído no segundo tempo, em lances de bola parada. Primeiro, aos 16 minutos, foi Pratto quem cabeceou cruzamento de Thiago Neves, mas contra a própria meta e abriu o placar. Em seguida, aos 24, Hudson fez valer a "lei do ex" em jogada semelhante e marcou o segundo do Cruzeiro.

A equipe celeste, aliás, segue assim como a única invicta da Série A em 2017. São 20 jogos, com 16 vitórias e quatro empates, e uma vaga encaminhada na Copa do Brasil, já que o São Paulo precisa, no mínimo, devolver os 2 a 0 no Mineirão para, ainda assim, levar a decisão para os pênaltis.

  • Primeiro tempo ruim

Se a expectativa era por um grande jogo, São Paulo e Cruzeiro decepcionaram no primeiro tempo. Os donos da casa até foram soberanos, como gosta Rogério Ceni, na posse de bola (65% a 35%), mas houve pouca criação - tanto que a maioria dos passes certos do time saiu dos pés do zagueiro Maicon.

Após derrota, Luiz Araújo quer foco no Corinthians; Gilberto acredita em virada em Minas

No Cruzeiro, um dos principais responsáveis pela criação também ficou bem abaixo do esperado. Em 45 minutos, ninguém errou tantos passes (cinco) ou perdeu tanto a bola (sete) quanto Thiago Neves.

Uma das poucas finalizações da etapa inicial foi do São Paulo, com Luiz Araújo. Jucilei, que vai rapidamente caindo nas graças da torcida tricolor, arrancou pelo meio, abriu espaço em meio à marcação cruzeirense e acionou o jovem atacante. Ele bateu firme, mas Rafael mandou para escanteio.

  • Bolas paradas mudam jogo
Gazeta Press
Lucas Pratto fez gol contra na derrota do São Paulo para o Cruzeiro no Morumbi
Pratto fez gol contra na derrota do São Paulo

No segundo tempo, as bolas paradas mudaram a história da partida - e também a nota da atuação de Thiago Neves. Aos 16 minutos, em falta pela direita, o meia levantou na área, e Pratto, que já havia marcado duas vezes diante do Cruzeiro nos tempos de Atlético, acabou cabeceando contra.

Não se passaram nem dez minutos e, aos 24, estava Thiago Neves levantando a bola para a área novamente. Desta vez, a falta foi pela esquerda, mas a defesa tricolor voltou a falhar. Hudson, trocado pelo São Paulo por empréstimo pelo atacante Neílton no começo deste ano, decretou o 2 a 0.

  • E agora?

A partida de volta entre Cruzeiro e São Paulo acontece na próxima quarta-feira, às 19h30, no Mineirão. Os mineiros podem empatar ou perder por um gol de diferença, enquanto os paulistas precisam de triunfo com três tentos de margem ou por dois desde que marquem, ao menos, três vezes (3 a 1, 4 a 2...).

Antes de decidirem a vida na Copa do Brasil, porém, os dois clubes têm compromissos em seus Estaduais. O São Paulo faz clássico contra o Corinthians no domingo, às 19h, no Morumbi, na semifinal do Paulista; e o Cruzeiro encara o América, também domingo, 16h, no Independência, pela mesma fase do Mineiro.

Antero avalia partida e vê Cruzeiro 'muito mais pronto' que o São Paulo: 'Ficou claro'
  • Ficha técnica

SÃO PAULO 0 X 2 CRUZEIRO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 13 de abril de 2016, quinta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS-Fifa)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Leirson Peng Martins (ambos do RS)
Público: 43.662 pagantes
Renda: R$ 1.065.916,00
Cartão Amarelo: Ariel Cabral e Ábila (Cruzeiro); Thiago Mendes (São Paulo)
Gols: CRUZEIRO: Lucas Pratto (contra), aos 16 minutos do 2º tempo; Hudson, aos 24 minutos do 2º tempo

SÃO PAULO: Renan Ribeiro; Buffarini (Araruna), Maicon, Rodrigo Caio e Junior Tavares; Jucilei, Cícero (Gilberto) e Thiago Mendes; Wellington Nem (Thomaz), Luiz Araújo e Lucas Pratto. Técnico: Rogério Ceni

CRUZEIRO: Rafael; Mayke, Leo, Manoel e Diogo Barbosa; Hudson (Lucas Romero), Ariel Cabral, Rafinha, De Arrascaeta e Thiago Neves (Alisson); Ramón Ábila (Raniel). Técnico: Mano Menezes

Comentários

Com gol contra de Pratto e 'lei do ex', Cruzeiro vence São Paulo e encaminha vaga no Morumbi

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.