Três explosões perto de ônibus do Dortmund deixam Bartra ferido e adiam jogo da Champions

ESPN.com.br
Polícia faz cerco a ônibus do Borussia Dortmund após explosões

Uma notícia chocante pouco antes do apito inicial para Borussia Dortmund x Monaco chamou a atenção na Alemanha. Uma explosão diante do ônibus da equipe alemã deixou um ferido, o zagueiro Marc Bartra, que foi encaminhado ao hospital, onde passa por operação. Ele tem estilhaços no pulso direito, que sofreu uma fratura. A lesão é tida como grave.

A Polícia de Dortmund confirmou que se trata de "um ataque com explosivos que deve ser levado a sério".

A partida, que estava marcada para às 15h45 (de Brasília) desta terça-feira, foi adiada para as 13h45 de quarta. Os torcedores que tinham ingressos para o confronto nesta terça irão utilizá-los no dia seguinte normalmente. Quem não puder ir ao jogo, poderá revender seu ingresso pelo site do clube. Quem não puder fazer isso, será reembolsado.

O duelo contará com policiamento reforçado. "Faremos tudo que for humanamente possível para assegurar que o jogo ocorra em segurança", declarou o chefe da polícia da cidade, Gregor Lange.

O incidente ocorreu por volta das 19h locais (14h locais) a dez quilômetros do Signal Iduna Park, estádio onde ocorrerá a partida de ida, quando o veículo deixava o hotel em que a delegação estava. Janelas do ônibus estilhaçaram, o que acabou causando o ferimento de Bartra.

Gerd Wenzel traz as últimas informações sobre explosão perto de ônibus do Borussia Dortmund

"Quando o time deixou o hotel na rua Wittbräucker, é isso o que foi contado pela polícia, havia dispositivos explosivos escondidos no arbusto e eles foram de alguma forma detonados. E claramente o ônibus do time foi afetado. Marc Bartra se lesionou, ele tem ferimentos na mão e no braço e está sendo tratado, ele está no hospital, mas não corre qualquer risco. O time, claramente, está completamente chocado, e nossa tarefa agora é lidar com isso", afirmou o diretor-geral do clube, Hans-Joachim Watzke.

Bomba explode perto de ônibus do Borussia; Fabio Luciano lembra de episódio vivido na Turquia

"O ônibus virou a rua principal, quando houve um grande estouro, uma explosão de fato. Depois do barulho, todos nós nos abaixamos no ônibus, quem pôde, se deitou no chão. Nós não sabíamos se poderia acontecer algo mais", afirmou o goleiro Roman Bürki ao jornal suíço Blick.

"Explosão à bomba diante no ônibus do time no hotel em que estava. Os jogadores estão em segurança. Não há perigo no estádio", disse um tweet do Dortmund, pouco depois do ocorrido.

"Recomendamos primeiramente a permanecerem no estádio e se manterem em calma para assegurar uma saída ordenada. Obrigado!", tweetou o Dortmund, que agradeceu a paciência e os gritos de "Dortmund" por parte dos torcedores do Monaco.

A Polícia de Dortmund ainda afirmou que "não há nenhuma evidência de uma ameaça para os espectadores". Posteriormente, pouco antes das 17h (de Brasília), o órgão elogiou os torcedores ao comentar que não houve problemas e que quase todos já tinham deixado o estádio e estavam a caminho de casa.

A polícia da cidade ainda anunciou que ocorrerá uma entrevista coletiva às 23h locais (18h de Brasília). 

"Certamente isso é uma situação extremamente difícil para os jogadores. Mas eles são profissionais, e estou convencido de que eles vão deixar de lado e vão trazer seu poder amanhã", declarou o presidente do Borussia, Reinhard Rauball.

"Não será fácil de tirar isso da mente. Em tal situação de crise, todos os borussianos se colocam juntos. Eu acho que o time sentirá isso amanhã", afirmou Watzke.

"Os pensamentos de todos nós da Fifa estão com as pessoas de Dortnund, e os torcedores tanto de Borussia Dortmund e Monaco depois dos turbulentos acontecimentos de hoje. Estamos monitorando de perto as condições de Marc Bartra, do BVB, e o desejamos uma rápida recuperação de suas lesões. A Fifa condenada os incidentes em Dortmund. Todos nós estamos esperando mais detalhes do incidente", diz nota do presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Comentários

Três explosões perto de ônibus do Dortmund deixam Bartra ferido e adiam jogo da Champions

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.