Avô é herói no Real, pai é campeão no Barça: conheça o 'herdeiro' titular do Chelsea

ESPN.com.br
John Walton/PA Images/Getty Images
Marcos Alonso celebra gol contra o Arsenal
Marcos Alonso celebra gol contra o Arsenal

O surpreendente Chelsea conta com um inesperado titular. Se poucos previam tamanho sucesso dos comandados de Antonio Conte no início da Premier League, a ascensão de Marcos Alonso foi tão incrível quanto. Algo que poderia ser imaginado, porém, com um olhar atento ao seu código genético, que conta com um herói do Real Madrid e um campeão pelo Barcelona.

Nesta quarta-feira, às 15h45, o Chelsea recebe o Manchester City pela Premier League com transmissão da ESPN + e do WatchESPN. Mais cedo, às 14h20, o Barcelona enfrenta o Sevilla pela LaLiga - a ESPN Brasil e o WatchESPN mostram.

Os futebolistas da família tem o mesmo nome - a única diferença está no sobrenome materno. Marcos Alonso Imaz, o avô, foi fundamental no pentacampeonato da Copa dos Campeões da Europa pelos merengues de Madri. Marcos Alonso Peña, o pai, deu ao Barcelona um título de Copa do Rei sobre o grande rival com um gol nos acréscimos. Marcos Alonso Mendoza, o filho, tenta seu primeiro título como profissional com o Chelsea.

O espanhol cresceu junto com a equipe de Stamford Bridge. Desde que ganhou a vaga no time, na sétima rodada, foram 24 aparições entre os titulares no Campeonato Inglês, e o clube saiu da 8ª colocação para a liderança absoluta.

Lampard e Drogba marcaram, e Chelsea venceu Manchester City em 2006; reveja

 

  • Marcos Alonso Imaz, o herói do Real

Se o Real Madrid é considerado um dos maiores clubes do mundo, parte dessa fama se deve a "Marquitos".

Na final da primeira Copa dos Campeões da Europa, durante a temporada de 1955/56, os merengues liderados por Di Stéfano perdiam por 3 a 2 para o Stade de Reims. Foi quando Marcos Alonso Imaz anotou o gol do empate, que permitiu o triunfo por 4 a 3 naquela que seria a 1ª das 11 taças de Champions League do clube.

Getty Images
Marcos Alonso Imaz, destacado na imagem
Marcos Alonso Imaz, destacado na imagem

O lendário zagueiro ganhou nada menos do que cinco Copas dos Campeões pela equipe da capital espanhola, além de cinco títulos nacionais, uma Copa do Rei e uma Copa Intercontinental.

 

  • Marcos Alonso Peña, o algoz do Real

[caixa titulo="#LALIGANAESPN" classe="box-dark" conteudo="Quarta, 14h20, Barcelona x Sevilla na ESPN Brasil e WatchESPN"]

Assim como seu pai, Marcos Alonso Penã nasceu na cidade de Santander. Diferente do primeiro futebolista da família, porém, ele brilhou nos rivais do Real Madrid.

Se "Marquitos" era defensor, seu filho decidiu atuar como atacante. Até tentou a sorte nas categorias de base dos merengues, mas não teve sucesso e acabou se profissionalizando no Racing - clube de sua terra natal.

Rapidamente, chamou a atenção do Atlético de Madri, onde brilhou e ganhou convocações para a seleção. E o talento lhe rendeu uma honraria que poucos tem: em 1982, se tornou a mais cara contratação da história do futebol espanhol até então, quando se transferiu para o Barcelona.

Keith Hailey/Popperfoto/Getty Images
Marcos Alonso Peña, destacado na imagem
Marcos Alonso Peña, destacado na imagem

Naquela mesma temporada, foi algoz do clube de seu pai. Na final da Copa do Rei, marcou o gol da vitória por 2 a 1 dos catalães sobre os madridistas - e nos acréscismos.

Foi ainda treinador de clubes como Sevilla, Atlético de Madri, Racing Santander, entre outros. E fez história mais uma vez, quando comandou o Rayo Vallecano na primeira vitória da equipe sobre o Real Madrid no Santiago Bernabéu.

6 a 0 foi pouco: em 2007, Chelsea massacrou Manchester City no Stamford Bridge 

 

  • Marcos Alonso Mendoza, o herdeiro

A história do "herdeiro" de toda essa linhagem de títulos não é grande. Com o Chelsea, o lateral de 27 anos busca ainda conquistar sua primeira taça.

Nascido em Madri, o camisa três dos azuis de Londres passou pela base dos merengues. Entretanto, foi vendido para o Bolton antes de chegar ao "time A".

Darren Walsh/Chelsea FC/Getty Images
Marcos Alonso Mendoza, do Chelsea
Marcos Alonso Mendoza, do Chelsea

E foi no clube inglês que ele passou o pior momento da carreira. Aos 20 anos, se envolveu em um acidente de carro que matou uma mulher - era ele quem dirigia. Após anos de julgamento, foi condenado a 21 meses de prisão, mas a pena foi convertida em multa posteriormente.

Em 2014, foi vendido à Fiorentina, que o emprestou ao Sunderland. Mais maduro, Marcos Alonso agradou e voltou ao clube italiano, onde passou dois anos como titular. Houve um técnico do país que gostou muito do futebol do ala de 1,88m.

Trata-se de Antonio Conte, que foi contratado pelo Chelsea e levou à Inglaterra o "herdeiro". E o lateral aproveitou a oportunidade, tornando-se peça importante no esquema do time que lidera a Premier League com folga.

Conte pede recomposição da equipe sem a bola; Guardiola fala em não perder vantagem durante o jogo

Após anos como coadjuvante no cenário do futebol, parece que Marcos Alonso enfim conseguiu unir os talentos defensivos do avô com a competência ofensiva do pai.

Comentários

Avô é herói no Real, pai é campeão no Barça: conheça o 'herdeiro' titular do Chelsea

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.