Com briga no final, Bélgica sofre para empatar com a Grécia e perde 100% de aproveitamento na eliminatória

ESPN.com.br
Assista aos melhores momentos do empate de 1 a 1 entre Bélgica e Grécia

O resultado não foi bom, mas dificilmente o torcedor belga esquecerá a emoção vivida na tarde deste sábado. A Bélgica conseguiu superar o "ferrolho" defensivo da Grécia e empatar por 1 a 1, em Bruxelas, após dar bobeira e ficar em desvantagem no placar. Assim evitou um vexame em casa em partida válida pela quinta rodada da eliminatória europeia para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia.

E a partida teve um pouco de tudo. Gol bonito, duas expulsões, vaias dos torcedores da casa (irritados com a desvantagem e depois mesmo com o empate) e briga, muita briga, nos acréscimo do confronto. A partida chegou a ser paralisada por quase dois minutos.

O atacante Lukaku se estranhou com o lateral Tzavellas e começou uma troca de empurrões. O jogador grego foi expulso porque recebeu o segundo cartão amarelo.

Os gols foram no segundo tempo. O atacante Mitroglou abriu o placar para os gregos antes de o relógio marcar o primeiro minuto jogado. Os belgas tentaram empatar de todas as formas possíveis e só conseguiram aos 44, com Lukaku.

Mesmo com o tropeço em casa Bélgica manteve a liderança do Grupo H, com 13 pontos, mas perdeu o 100% de aproveitamento na eliminatória europeia (vinha de quatro vitórias em quatro jogos). A Grécia é a segunda colocada, com 11 pontos.

A terceira colocada do grupo é a selação de Bósnia-Herzegovina, que goleou a Estônia por 5 a 0, com dez pontos, também neste sábado.

Vale lembrar que apenas a campeã de cada chave se classifica para a Copa do Mundo. Os segundos colocados vão ter de disputar a respecagem para definir a vaga.

GettyImages
Lukaku comemora o gol de empate contra a Grécia, em Bruxelas
Lukaku comemora o gol de empate contra a Grécia, em Bruxelas
  • Melhor geração...

A Bélgica teve desfalques importantes, como o zagueiro Kompany, o lateral direito Meunier, o meia De Bruyne e o meia-atacante Hazard, mas nem por isso deixou de dominar o jogo.

Ao final do primeiro tempo, a equipe tinha 64% da posse de bola, embora tenha chego a ter 81% de domínio, e havia finalizado três vezes contra nenhuma da equipe visitante. 

Mas bastou descuidar um pouco para sofrer o golpe.

  • Que decepção

Antes do primeiro minuto do segundo tempo, a Grécia achou o gol exatamente na primeira finalização. Uma bola lançada para o ataque acabou passando pelos zagueiros Alderweireld e Laurent Ciman e sobrando para o atacante Mitroglou. Ele dominou e finalizou na saída do goleiro Courtois, abrindo o placar em Bruxelas.

O time belga sentiu o golpe. Teve alguns minutos de apagão, mas, como a rival não ameaçou mais, a Bélgica acabou se reorganizando para tentar o empate.

GettyImages
Mitroglou comemora gol da Grécia contra a Bélgica, em Bruxelas
Mitroglou comemora gol da Grécia contra a Bélgica, em Bruxelas
  • Vantagem numérica

Se o placar estava difícil alterar, ao menos aos 19 minutos do segundo tempo a Bélgica passou a ter vantagem numérica em campo.

Isso porque o meio-campista grego Tachtsidis foi expulso. Ele recebeu o segundo cartão amarelo após falta dura em Alderweireld.

  • Pressão e alívio

Foram inúmeras finalizações dos donos da casa após a expulsão de Tachtsidis, mas também foram incontáveis os erros dos jogadores belgas.

Com dificuldade para entrar na área, muitos chutes foram de fora. Mas o alvo quase sempre foi errado e assim o goleiro Kapino não sofreu tanto.

Mas valeu insistir. Aos 44 minutos, Lukaku empatou a partida para os belgas. Após cruzamento na área, o atacante matou no peito, girou e finalizou com perfeição.

  • Próximos jogos

A Bélgica tem novo compromisso na próxima terça-feira. Será um amistoso contra a equipe da Rússia, no estádio Olímpico de Sochi, no território russo.

Já a Grécia só tem novo jogo em 9 de junho contra a Bósnia pela eliminatória.

Comentários

Com briga no final, Bélgica sofre para empatar com a Grécia e perde 100% de aproveitamento na eliminatória

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.