E afinal, quem é o freguês entre Vasco de Eurico e o Flamengo?

ESPN.com.br
Armando Paiva/Agif/Gazeta Press
Eurico Miranda durante apresentação de Luis fabiano no Vasco
Eurico já brincou que não sabe se tem mais prazer ao ganhar do Fla ou numa relação sexual

"O Flamengo é um velho freguês". A frase de Eurico Miranda, dita em 2015 após a vitória e classificação do Vasco sobre o rival na Copa do Brasil, é só mais uma na lista de provocações do mandatário cruzmaltino aos torcedores rubro-negros. Com mais um "clássico dos milhões" a ser disputado neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Mané Garrincha, o ESPN.com.br responde a pergunta: quem é o freguês?

Foram 112 clássicos com Eurico Miranda no comando do clube e, de fato, quem leva vantagem é o Vasco. Porém, diferente do que as alfinetadas do presidente sugerem, o confronto é bastante equilibrado.

São 43 triunfos para o time de São Januário sob o comando do presidente, enquanto o clube da Gávea acumula 40 vitórias diante do provocador vascaíno - além de 29 empates.

A "freguesia", se é que pode ser chamada assim, mudou de lado nos últimos anos. Em abril de 2015, o Flamengo tinha 39 vitórias, contra 37 do Vasco de Eurico. Porém, deste momento em diante, o time de origem lusitana atingiu nove jogos consecutivos sem perder o clássico e virou a estatística. Os seis resultados positivos levaram o cruzmaltino ao número de 43 triunfos.

Flamengo confortável x Vasco não podendo perder; Mauro analisa o clássico carioca
  • Em finais, a história é outra

Em finais, porém, a clientela é portuguesa. Foram 17 decisões e os rubro-negros ganharam nove delas, contra apenas quatro vezes em que os vascaínos saíram vitoriosos - além de quatro empates. Os duelos renderam sete títulos ao Flamengo, deixando Eurico com apenas três taças.

Já comprei o chope. E paguei. Tenho certeza de que vamos ser campeões porque nosso time é muito melhor do que o Flamengo

Eurico, antes da derrota para o Fla no Carioca de 2004

A conta leva em consideração os clássicos a partir de 1986 - ano em que Eurico Miranda se tornou vice-presidente do Vasco da Gama. O homem famoso por sempre estar com um charuto, entretanto, era muito atuante e aparecia mais até do que o presidente Antônio Soares Calçada.

Eurico seguiu comandando o futebol do clube até o ano 2000, quando de fato se tornou presidente. A estatística também exclui o período entre junho de 2008 e o início 2015, tempo em que o mandatário ficou afastado até reconquistar o poder na equipe da colina.

O cálculo também não considera duas partidas de Campeonato Carioca que não aconteceram. O resultado de ambas foi de vitória por W.O. para o Vasco, nos anos de 1997 e 1998.

Antero vê clássico com 'motivações diferentes': Flamengo busca afirmação; Vasco com novo técnico
  • Maiores invencibilidades

No quesito maior sequência invicta, o Flamengo também leva vantagem sobre Eurico Miranda. Entre abril de 1994 e junho de 1996, os rubro-negros ficaram 10 partidas sem perder para os rivais.

Veja os palpites do 'Linha de Passe' para São Paulo x Corinthians e Fla x Vasco

O "recorde" de Eurico contra o clube da Gávea, por outro lado, é a própria série invicta encerrada neste ano, que começou em abril de 2015: foram nove duelos.

Como o próprio comandante cruzmaltino diz, "Vasco e Flamengo é um campeonato à parte". Neste domingo, o Mané Garrincha verá mais um capítulo da rivalidade entre Flamengo e Eurico Miranda. Quem leva a melhor?

  • Ficha técnica

FLAMENGO X VASCO

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 26 de março de 2017, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Luis Antônio Silva dos Santos (RJ)
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro e Diego Luiz Couto Barcelos (ambos do RJ)

FLAMENGO: Alex Muralha; Pará, Rafael Vaz, Rever e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão, Federico Mancuello, Lucas Paquetá e Everton; Felipe Vizeu. Técnico: Zé Ricardo

VASCO: Jordi; Gilberto, Jomar, Rafael Marques e Henrique; Jean, Douglas, Yago Pikachu, Andrezinho e Nenê; Luis Fabiano. Técnico: Milton Mendes

Comentários

E afinal, quem é o freguês entre Vasco de Eurico e o Flamengo?

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.