Lenda do futebol francês e do Real Madrid, Kopa morre aos 85 anos

ESPN.com.br
Getty
Da esq. à dir.: Kopa, Rial, Di Stéfano, Puskas e Gento em jogo do Real Madrid no ano de 1959
Da esq. à dir.: Kopa, Rial, Di Stéfano, Puskas e Gento em jogo do Real Madrid no ano de 1959

O futebol europeu perdeu um de seus grandes craques nesta sexta-feira.

Morreu aos 85 anos o ex-ponta direita francês Raymond Kopaszewski, conhecido como Kopa, lendário jogador de Reims, Real Madrid e da seleção de seu país.

De acordo com William Boucher, seu genro, "ele morreu às 8h15 (horário local) após sua doença piorar. Raymon estava no hospital desde o domingo".

Ele também foi diagnosticado com Mal de Alzheimer na década de 1990.

Getty
Raymond Kopa em janeiro deste ano na homenagem a Cristiano Ronaldo como melhor do mundo
Kopa em janeiro deste ano no Bernabéu

Kopa foi um destacado atacante na França nos anos 1950, onde brilhou por Angers e Reims.

Foi pelo segundo time, no qual conquistou quatro campeonato nacionais (1953 e 1955) e foi vice-campeão da Liga dos Campeões (1956), que ele chamou a atenção do poderoso Real Madrid, para que perdeu a decisão europeia por 4 a 3.

No time espanhol, formou um dos ataques mais fulminantes da história ao lado de Rial, Di Stéfano, Puskas e Gento. Kopa precisou ser deslocado para a ponta direita para não concorrer com o atacante argentino e não decepcionou.

Foram três títulos da Liga dos Campeões e dois do Espanhol, sendo o primeiro jogador francês a ganhar a Bola de Ouro, em 1958.

Naquele ano, ele chegou ao terceiro lugar com a seleção francesa na Copa do Mundo da Suécia - esteve presente na famosa semifinal com vitória do Brasil, 5 a 2.

Depois, Raymond Kopa retornou ao Reims para conquistar o Francês em duas oportunidades e alcançar mais de 450 jogos e 80 gols.

"O SDT de luto com o desaparecimento de seu presidente de honra e lenda Raymond Kopa. Mais do que o SDR, o futebol perde uma grande estrela", escreveu o Reims.

Comentários

Lenda do futebol francês e do Real Madrid, Kopa morre aos 85 anos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.