Putin admite erros, mas nega apoio estatal ao doping na Rússia

ESPN.com.br com Agência EFE
EFE/Yuri Kochetkov
Vladimir Putin Coletiva Kremlin Moscou Russia 25/08/2016
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante entrevista no Kremlin, em Moscou

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu nesta quarta-feira que aconteceram erros no sistema de exame antidoping no país, mas reiterou que nunca existiu um patrocínio institucional do Estado ao doping.

"O sistema de exame antidoping que tínhamos não funcionou, e é nossa culpa. Temos que admiti-lo e dizê-lo abertamente", disse Putin em Krasnoyarsk, citado por veículos de imprensa locais, em reunião sobre os preparativos da Universíade de Inverno 2019, que acontecerá nessa cidade siberiana.

Investigador da WADA acusa Rússia de novo escândalo de doping, envolvendo mais de 1000 atletas

O chefe do Kremlin expressou sua confiança de que o Comitê de Instrução da Rússia levará suas investigações até o fim para descobrir todos os culpados dos casos de doping. Ao mesmo tempo, Putin reiterou que na Rússia "nunca existiu e nunca existirá um sistema estatal de apoio ao doping".

Em 7 dezembro do ano passado, o Comitê Olímpico Internacional (COI) ampliou as sanções por doping de Estado contra a Rússia adotadas após a publicação da primeira parte do relatório McLaren, a pedido da Agência Mundial Antidoping (Wada, sigla em inglês), que revelou a existência no país de sistema de doping com participação de instituições estatais.

O escândalo de doping levou a Associação Internacional de Federações de Atletismo a proibir a participação da equipe de atletismo da Rússia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Sharapova diz que doping não mancha sua carreira: 'Eu tenho muito mais a conquistar'

De acordo com a segunda parte do relatório McClaren, publicada no fim do ano passado, são mais de mil atletas russos envolvidos em casos de doping.

Na semana passada, o COI informou que a Wada admitiu que alguns das exames apresentados pelo relatório McLaren não são consistentes, o que poderia dificultar a abertura de procedimentos disciplinares contra os envolvidos.

Comentários

Putin admite erros, mas nega apoio estatal ao doping na Rússia

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.