Mesmo se classificando em campo, Leipzig pode ficar fora da Champions

Gazeta Press
Qual é motivo do sucesso do RB Leipzig? Confira!

Em meio a uma campanha histórica no Campeonato Alemão (2ª colocação, com cinco pontos a menos que o líder Bayern de Munique e com oito a mais do que o 3º colocado Borussia Dortmund), o Leipzig corre risco de não disputar a Uefa Champions League mesmo garantindo vaga para a competição dentro de campo.

A polêmica se daria porque, segundo o jornal austríaco Salzburger Nachrichten, a Uefa está estudando permitir a participação de apenas um clube ligado à Red Bull na Champions League de 2017/18. Como o Salzburg, da Áustria, está, aparentemente, rumo ao tetracampeonato austríaco, haveria esse conflito que poderia afetar o time alemão.

O ponto central da questão é a confiança e a credibilidade da competição. Segundo o regulamento da Uefa, duas equipes não podem disputar competições europeias enquanto são controladas pela mesma empresa ou pelas mesmas pessoas.

Assista aos gols da vitória do Leipzig sobre o Borussia M'Gladbach por 2 a 1

Por outro lado, Oliver Mintzlaff, coordenador do futebol mundial da Red Bull e CEO do time alemão, afirmou que não há motivos para preocupação: "Não há nenhum nervosismo no Leipzig e a Uefa ainda não nos notificou de nada. Se nos classificarmos dentro de campo, não há motivos para duvidarem da nossa participação nas competições europeias", declarou o dirigente.

O jornal ainda destacou que a Uefa pode considerar o Leipzig e o Salzburg como times "independentes", decisão que permitiria que ambas as equipes participassem da próxima edição da Liga dos Campeões.

Algo que atuaria a favor do Leipzig é que a Red Bull é basicamente um patrocinador do Salzburg, já que muitos dos seus direitos foram reduzidos e que há apenas um contrato formal de patrocinador principal com a equipe austríaca.

RB Leipzig vence Hoffenheim de virada e segue na cola do Bayern de Munique na Bundesliga

Christoph Freund, diretor esportivo do Salzburg, também acredita na participação das duas equipes na Champions League. "Eu suponho que Leipzig e Salzburg irão competir uma competição internacional na próxima temporada".

Caso haja a necessidade de se escolher apenas uma equipe para participar da mesma competição, o regulamento da Uefa é claro, a equipe que teve a melhor classificação em seu campeonato nacional permanecerá no torneio.

Uma possibilidade é o Salzburg abrir mão voluntariamente da sua vaga para permitir que o Leipzig, que é prioridade, possa jogar a Liga dos Campeões.

Veja os gols da vitória do RB Leipzig sobre o Eintracht Frankfurt por 3 a 0

A decisão da entidade responsável pelo futebol europeu só sairá ao término da temporada no começo de junho, quando já se saberá quais equipes se classificaram para cada competição europeia.

A possibilidade de um inquérito ser aberto não está descartada. De acordo com o Salzburger Nachrichten, especialistas alemães e austríacos estão dando 50% de chances da Uefa liberar as duas equipes para a mesma competição.

Comentários

Mesmo se classificando em campo, Leipzig pode ficar fora da Champions

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.