Oscar conta por que rejeitou NBA após Barcelona-92: 'Não queria passar vergonha'

ESPN.com.br
'Não me arrependo', diz Oscar sobre recusa à NBA após Jogos Olímpicos de 1992

Graças a uma ação da ESPN, NBA Brasil e Budweiser, Oscar Schmidt irá atuar nas quadras da liga norte-americana durante o jogo das celebridades do All-Star Game, em 17 de fevereiro. "E se Oscar Schmidt tivesse jogado na NBA?", é a pergunta que muitos, até ele próprio talvez, se fazem. Agora chegou a hora de descobrir.

Um dos maiores nomes da história do basquete brasileiro, o "Mão Santa" é o Bola da Vez desta semana, que será exibido nesta terça-feira, às 21h30 (Brasília), na ESPN Brasil. O programa também marca a estreia de João Carlos Albuquerque no comando da bancada, que também conta com o comentarista dos canais ESPN Eduardo Agra e o narrador Everaldo Marques. E lá Oscar Schmidt conta tudo sobre sua carreira: o ouro no Pan de 87 contra os Estados Unidos, a luta contra o câncer e a recusa à NBA.

Oscar foi draftado pelo New Jersey Nets em 1984 na sexta rodada, mas rejeitou jogar na liga norte-americana porque, pelas regras da época, isso o impediria de atuar pela seleção brasileira de basquete. Mas surgiu um novo convite, após a Olimpíada de Barcelona-1992, quando ele já poderia atuar na NBA e pelo seu país.

'Jogo dos Warriors é o mesmo da seleção da minha geração': Oscar é o Bola da Vez desta 3ª, às 21h30

"Não (me arrependo de ter rejeitado). Depois de Barcelona me chamaram para ir lá. Aí eu falei 'não vou, não'. Não vou porque não quero fazer vexame. Não quero fazer vexame em lugar nenhum", contou Oscar.

"Eu quero ir lá e jogar bem. Acabei não indo por escolha minha. Mas não me arrependo. Eu deveria ter ido em 84", finalizou Oscar.

Após a Olimpíada de Barcelona-92, vencida pelo estrelado Dream Team dos Estados Unidos, Oscar já tinha 34 anos e preferiu ficar no basquete italiano. 

Comentários

Oscar conta por que rejeitou NBA após Barcelona-92: 'Não queria passar vergonha'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.