'The Best': tudo o que você precisa saber sobre o Prêmio da Fifa

ESPN.com.br
Reprodução/Twitter
Ronaldo, Griezmann e Messi: quem será o melhor do mundo de 2016?
Ronaldo, Griezmann e Messi: quem será o melhor do mundo de 2016?

É hoje! Os vencedores do Prêmio Fifa, que elege os melhores do futebol mundial no último ano, acontece nesta segunda-feira, a partir das 15h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da ESPN Brasil e do WatchESPN direto de Zurique, na Suíça.

A premiação, rebatizada pela entidade de "The Best", terá apresentação da atriz americana Eva Longoria e do apresentador de TV alemão Marco Schreyl.

São dois os brasileiros na disputa. Marta, eleita cinco vezes a melhor do mundo, concorre mais uma vez como a melhor jogador do planeta.

Já Marlone, meia do Corinthians, é um dos finalistas do Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano, pelo voleio contra o Cobresal, pela Libertadores.

Veja como é feito o troféu do 'The Best Fifa Football Awards'

Veja, abaixo, tudo o que você precisa sobre a premiação:

  • A história
Fifa/Divulgação
Romário, o primeiro brasileiro eleito melhor do mundo pela Fifa, em 1994
Romário, o primeiro brasileiro eleito melhor do mundo pela Fifa, em 1994

A primeira edição do Prêmio aconteceu em 1991. Entre 2010 e 2015, houve uma parceria com a revista “France Football”, e a premiação foi unificada. Em setembro, a publicação anunciou a retomada do formato inicial, com os dois prêmios voltando a conviver separadamente.

O Brasil lidera a lista de vencedores, com 8 ganhadores e 15 finalistas, contando o Prêmio da Fifa e o período de unificação com a Bola de Ouro. Romário, em 1994, foi o primeiro a vencer, abrindo caminho para Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005), Rivaldo (1999) e Kaká (2007). O último indicado foi Neymar, em 2015: ele ficou em terceiro, atrás do vice Cristiano Ronaldo e do "campeão" Messi.

  • Como funciona
Divulgação/ Site Oficial FIFA
O troféu que será entregue ao melhor jogador do mundo de 2016
O troféu que será entregue ao melhor jogador do mundo de 2016

O “ano” considerado para o Prêmio foi de 20 de novembro de 2015 a 22 de novembro de 2016.

Quem votou? O capitão e o técnico de cada seleção, um jornalista de cada país inscrito na Fifa, e torcedores registrados no Fifa.com, cada grupo com 25% de participação no total.

Ao contrário da Bola de Ouro, que é dada apenas para o melhor jogador masculino, o Prêmio da Fifa tem outras categorias: melhor jogadora feminina, melhor técnico (masculino e feminino), o time ideal (Fifa FIFPro World 11), o gol mais bonito (Puskas Award, Prêmio Puskas), Fifa Fair Play (pelo respeito ao jogo) e Fifa Fan Award (novo prêmio, dado a torcedores).

Fifa anuncia lista de candidatos à seleção do ano e Bertozzi e André escalam seus times

O regulamento completo pode ser encontrado aqui, em inglês.

  • Jogador do ano
  • Cristiano Ronaldo
Reprodução/Twitter
Ronaldo, um dos candidados a melhor do mundo em 2016

É o grande favorito a conquistar o prêmio. Motivos não faltam:

⚽ Capitão de Portugal na conquista do inédito título da Eurocopa-2016 e artilheiro do Real Madrid na campanha do título da Champions League, anotando o gol de pênalti que garantiu a taça.

⚽ 61 gols e 20 assistências em 60 jogos, somando clube e seleção, no período da votação. Foram 48 gols em 47 partidas pelo Real Madrid e 13 gols em 13 confrontos por Portugal.

⚽ Os 13 gols por Portugal em 2016 são um recorde no calendário anual.

⚽ Os 35 anotados em LaLiga no período de votação o colocam apenas atrás de Luis Suárez (Barcelona, 39), contando as cinco maiores ligas europeias.

⚽ Com os três gols marcados na Euro-2016, ele está agora empatado com Michel Platini como o maior artilheiro da história do torneio, com 9.

⚽ Ronaldo é um dos quatro jogadores a vencer o Prêmio em três oportunidades e pode se tornar o segundo a levantar a taça quatro vezes.  

  • Lionel Messi
Reprodução/Twitter
Messi, um dos candidados a melhor do mundo em 2016

⚽ Cinco vezes ganhador do Prêmio, recorde histórico.

⚽ Liderou o Barcelona ao 24º título espanhol e a 28ª conquista da Copa do Rei.

⚽ 59 gols e 34 assistências em 64 jogos, somando clube e seleção, no período da votação. Foram 51 gols em 53 jogos pelo Barcelona e 8 em 11 partidas pela Argentina. - Na Copa América Centenario, ele anotou 5 gols em cinco partidas, e a Argentina foi vice-campeã (na final, perdeu para o Chile nos pênaltis)

  • Antoine Griezmann
Reprodução/Twitter
Griezmann, um dos candidados a melhor do mundo em 2016

⚽ Marcou 6 gols na Euro-2016, sendo eleito o melhor jogador do torneio e a Bola de Ouro de artilheiro.

⚽ Se tornou o segundo da história da Euro a fazer seis gols em uma única edição, igualando a marca de seu compatriota Michel Platini, autor de 9 gols pela França em 1984.

⚽ Pode se tornar o segundo francês a vencer o Prêmio da Fifa. Antes dele, Zinedine Zidane conquistou três vezes.

⚽ 41 gols e 13 assistências em 69 jogos, somando clube e seleção, no período da votação. Foram 33 em 54 jogos pelo Atlético de Madri e 8 em 15 partidas pela França.

⚽ Na campanha do Atlético, vice da Champions, anotou sete gols, recorde na carreira.

  • Jogadora do ano
Reprodução/Twitter
Melanie Behringer, Carli Lloyd e Marta: as finalistas para o prêmio de melhor jogadora de 2016
Melanie Behringer, Carli Lloyd e Marta: as finalistas no prêmio de melhor jogadora de 2016
  • Melanie Behringer

⚽ A meia, de 31 anos, é a favorita ao título, depois de levar a Alemanha ao ouro inédito nos Jogos Olímpicos do Rio, quando marcou cinco vezes, incluindo os gols que deram as vitórias sobre a China, nas quartas de final, e sobre o Canadá, na semi. Foi também campeã da Bundesliga pelo Bayern.

⚽ Se eleita, será a quarta jogadora alemã a conquistar o Prêmio, um recorde. Seria, também a terceira atleta do país a levantar o troféu nos últimos quatro anos.

  • Carli Lloyd

⚽ Meia de 34 anos, a americana venceu o prêmio no último ano. Se for eleita outra vez, será a quarta atleta e a segunda do país (a outra, Mia Hamm) a conquistar a honraria em anos consecutivos.

⚽ Foi a artilheira dos EUA no ano, com 17 gols (ao lado de Alex Morgan) e liderou o time em assistências, com 11.

⚽ Esteve na campanha olímpica dos EUA, eliminados pela Suécia nas quartas de final. Foi a primeira vez que o time não chegou pelo menos na semifinal de uma competição de primeiro escalão.

  • Marta

⚽ Meia-atacante de 30 anos, Marta já ganhou o prêmio em cinco oportunidades, mesma marca de Messi, e corre por fora para se tornar a primeira atleta a conquistar a honraria em seis oportunidades.

⚽ Terminou entre as finalistas do Prêmio em 11 dos últimos 12 anos.

⚽ Fez dois gols e deu duas assistências na Olimpíada, comandando o Brasil, que terminou na quarta colocação. Foi uma das atletas que carregou a bandeira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos.

  • Técnico do ano
Reprodução/Twitter
Ranieri, Zidane e Fernando Santos: finalistas para o prêmio de melhor técnico de 2016
Ranieri, Zidane e Fernando Santos: finalistas para o prêmio de melhor técnico de 2016
  • Claudio Ranieri (Leicester City)

⚽ Comandou o Leicester em seu “conto de fadas”, a conquista do título da Premier League 2015-2016, o primeiro título do clube na competição em 132 anos.

  • Zinedine Zidane (Real Madrid)

⚽ Levou o Real Madrid ao 11º título da Champions League em sua primeira temporada como técnico. Na segunda, foi campeão da Supercopa da Uefa e do Mundial de Clubes da Fifa.

⚽ Sob seu commando, o Real Madrid está invicto há 39 jogos, recorde no clube, empatado com o Barcelona como recorde do futebol espanhol.

  • Fernando Santos (Portugal)

⚽ Levou Portugal ao primeiro título de sua história da Eurocopa.

  • Técnica do ano
Reprodução/Twitter
Jill Ellis, Silvia Neid e Pia Sundhage: as finalistas para o prêmio de melhor técnica de 2016
Jill Ellis, Silvia Neid e Pia Sundhage: as finalistas para o prêmio de melhor técnica de 2016
  • Jill Ellis (EUA)
  • ⚽ Eleita a melhor do último ano, comandou os EUA na campanha olímpica, quando a seleção caiu nas quartas de final

    • Silvia Neid (Alemanha)

    ⚽ Liderou a Alemanha ao inédito título olímpico, deixando o comando da selação depois de 11 anos. Foi eleita técnica do ano em (2010 e 2013), a única a ser escolhida duas vezes.

    • Pia Sundhage (Suécia)

    ⚽ Comandou a Suécia na medalha de prata olímpica, melhor colocação da seleção na competição em sua história. No caminho rumo ao pódio, derrotou EUA e Brasil. Foi eleita a técnica do ano em 2012, à época, à frente dos EUA.

    • Prêmio Puskas
    DJALMA VASSÃO/Gazeta Press
    Marlone gol voleio Corinthians
    Marlone e o voleio que valeu a indicação ao Prêmio Puskas

    O Brasil tem tradição no Prêmio, criado em 2009. Grafite ficou em terceiro no primeiro ano. Neymar ganhou em 2011 e acabou em terceiro nos dois anos seguintes, enquanto Wendell Lira recebeu o trioféu no ano passado. São três os candidatos nesta segunda:

    ⚽ Daniuska Rodríguez, da Venezuela, contra a Colômbia, pelo Sul-Americano feminino sub-17 

    ⚽ Marlone, do Corinthians, contra o Cobresal, pela Copa Libertadores 

    ⚽ Mohd Faiz Subri, da Malásia, do Penang FA, contra o Pahang, pelo Campeonato Malaio 

    Veja os três gols finalistas ao Prêmio Puskás
    Comentários

    'The Best': tudo o que você precisa saber sobre o Prêmio da Fifa

    COMENTÁRIOS

    Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.