Sem chances no Palmeiras, ex-meia da base recomeça na 3ª divisão de Portugal

Vladimir Bianchini, do ESPN.com.br
Divulgação Mafra
Lucas Morelatto defende o Mafra, clube da terceira divisão portuguesa
Lucas Morelatto defende o Mafra, clube da terceira divisão portuguesa

Fazer sucesso nas categorias de base de uma grande equipe do futebol brasileiro nem sempre é garantia de sequência no time profissional. Como as vagas são escassas, muitas vezes é necessário sair do clube para fazer a carreira decolar. O meia Lucas Morelatto sabe muito bem como é viver essa situação.

Um dos destaques do Palmeiras que chegou até a semifinal da Copa São Paulo de futebol júnior de 2014 e da decisão do Campeonato Brasileiro sub-20, ele não conseguiu fazer uma partida sequer pelo time que o formou.

"Foi muito boa minha passagem na base do Palmeiras, com 19 anos joguei no time b. Eu fiquei um ano parado por causa de uma lesão no tornozelo e depois fiz um brasileiro muito bom. Por causa desta competição que pude fazer pré-temporada com o time profissional em 2015", disse o meia, atualmente no Mafra-POR, ao ESPN.com.br.

Lucas sentiu o gostinho de estar entre os principais atletas alviverdes, mas não por muito tempo, pois o diretor-executivo de futebol Alexandre Mattos trouxe um grande número de reforços.

Assista aos melhores momentos de Piauí 2 x 3 Palmeiras

"Fiquei em janeiro lá treinando com o [técnico] Oswaldo de Oliveira em janeiro, mas como o time contratou grandes jogadores aquela época eu perdi espaço. Foram dias muito bons e aprendi muito com os caras mais experientes e aproveitei bem. Acabei emprestado para o Boa Esporte para jogar o Campeonato Mineiro".

Divulgação
Lucas Morelatto foi formado no Palmeiras
Lucas Morelatto foi formado no Palmeiras

"Acho que deveriam ter me dado mais tempo ou uma chance par mostrar meu futebol. Fiquei chateado pelo tempo de casa e pelos jogos que tinha feito ao longo dos anos na base. Eu esperava mais oportunidade e estava ansioso, mas acabaram não me dando. Mas isso é do futebol, bola para frente".

Apesar da chateação, Lucas não guarda mágoa da equipe alviverde. Após ficar na equipe mineira e não ser muito aproveitado, ele foi contratado pelo Estoril no meio de 2015. "A saída foi tranquila para ambas a partes, não tenho o que falar. Eu tinha uma proposta de outra equipe de Portugal, mas a do Estoril era melhor e me agradou".

PASSAGEM POR SP E CHANCE NA EUROPA

Nascido em Franco da Rocha, Lucas Morelatto passou por futebol de areia e futsal antes de chegar ao São Paulo, com 13 anos. "Eu praticamente não tive infância porque treinava todos os dias e jogava aos finais de semana. Nunca fiz outra coisa e não me imagino fazendo outra coisa que não seja futebol".

Depois, ele se transferiu para o Paulista de Jundiaí, clube no qual se destacou. "Fui o meia que mais fez gols e dei passes em um campeonato na base. Me disseram que veio um pessoal da Juventus me acompanhar uma fase, mas o meu empresário não falou muito porque ele só me conta quando tem algo de concreto. Eles foram ver uns jogos meus, mas não vingou depois disso".

Ele chegou no sub-17 ao Palmeiras antes de passar pelo Boa e desembarcar na Europa. Primeiramente, ele foi emprestado ao Olhanese. Depois, foi cedido ao Mafra, da terceira divisão portuguesa.

Veja os gols da partida

"A adaptação é muito boa e fácil porque parece o Brasil de tantos brasileiros que jogam em Portugal. O futebol é diferente e a parte tática, aprendi muito com treinador italiano. Agora, o treinador é português e um cara inteligente que gosta de atacar. Em termos profissionais é excelente para mim".

"O Mafra montou um time muito forte com o objetivo de subir. Temos tudo para conseguir esse acesso. Já fiz grandes jogos e busco melhorar a cada dia".

Aos 22 anos, ele encara a terceira divisão como uma chance de decolar na Europa.

"Quero retornar ao Estoril ou ir para uma equipe melhor em que possa mostra meu potencial de novo para todos. Eu encaro como um recomeço profissional devido ao fato de não ter tido oportunidades no Palmeiras e eu busco aqui na Europa".

Comentários

Sem chances no Palmeiras, ex-meia da base recomeça na 3ª divisão de Portugal

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.