'League of Legends': INTZ é punida por aliciamento de Sacyr, diretor da equipe comenta o caso

ESPN.com.br
Riot Games
Segundo a INTZ, Sacyr gravou conversa durante visita para pagamento de premiação referente a 2015, quando ainda era jogador a INTZ Red
Segundo a INTZ, Sacyr gravou conversa durante visita para pagamento de premiação referente a 2015, quando ainda era jogador a INTZ Red

Depois do afastamento de Lucas Almeida, diretor da INTZ, da presidência da Associação Brasileira de Clubes de eSports (ABCDE) na noite de ontem (21), foi revelado que Rogério Rodrigues de Almeida, um dos diretores da organização, entrou em contato com Gustavo "Sacyr" Rossi, atirador da Red Canids. Com isso, a INTZ foi punida pela Riot Games a pagar multa de R$ 5 mil e Rogério ficará suspenso por 10 meses de participar dos campeonatos oficiais de League of Legends. A punição foi revelada pela própria INTZ pelo Twitter.

De acordo com declaração, o contato entre a INTZ e Sacyr tinha como intuito o pagamento de premiação referente a 2015, quando Sacyr ainda era jogador reserva da INTZ. "Com o intuito de receber um pagamento de premiação pendente da época em que o Atleta integrava o nosso plantel, o atleta Sacyr do RED Canids foi ao nosso centro de treinamento, tendo realizado as tratativas com meu sócio, responsável pelo setor administrativo, Sr. Rogério Rodrigues".

Segundo Lucas, o contato entre Rogério e Sacyr foi gravado pelo jogador e a conversa foi entregue para a Riot Games, porém o conteúdo da conversa não continha proposta de contrato. "Ainda, por ser amigo pessoal do atleta Luan 'Snk' Rodrigues do INTZ, o atleta Sacyr permaneceu por um tempo na nossa Gaming House e conversou com o Rogério e o Luan sobre diversos assuntos. Durante esse período, o atleta Sacyr, por razões por nós desconhecidas, gravou toda a conversa em seu celular. Entretanto, em mais de 90 (noventa) minutos de conversa, não há registro de qualquer proposta feita pelo INTZ ao Atleta".

Ainda de acordo com a declaração, mesmo que não tivesse sido feita qualquer proposta de contratação, o mero contato entre o Sacyr e a INTZ é passível de punição. Por conta desse contato, tanto Rogério quanto Snk não poderão participar dos torneios da Riot Games. Rogério, como dito acima, ficará suspenso por 10 meses e Snk não poderá disputar a primeira etapa do CBLoL 2017.

O clube diz ainda que "O INTZ, portanto, não entende que fez aliciamento, mas respeita a forma com que a Riot administra o CBLoL e informa que acatará integralmente tais punições".

O time afirma ainda que, visando a evolução do cenário competitivo brasileiro, "buscará em conjunto com a Associação Brasileira de Clubes de eSports ("ABCDE"), enviar propostas à Riot, para alterações de certos aspectos das regras, de forma a tornar o cenário de eSports menos subjetivo e interpretativo, proporcionando maior segurança e estabilidade à convivência entre atletas, clubes e a própria Riot. O primeiro contato entre INTZ e Riot nesse sentido já foi feito, e a Riot, como sempre, se mostrou bastante receptiva a conversar e pensar o cenário do eSports junto com as equipes".

Sobre seu afastamento da presidência da ABCDE, Lucas diz respeitar a decisão da entidade. "Ainda que eu não tenha envolvimento direto na penalização, respeito a decisão da ABCDE em meu afastamento preventivo do cargo por ser administrador do INTZ. Inclusive, tal regra fora criada em minha gestão e acredito fielmente que é o movimento correto. Carlos Fonseca é um grande profissional e seguramente presidirá de forma incrível os empolgantes projetos que estão em andamento na associação, que tem sua ideologia permeada de profissionalismo, transparência, união dos clubes e evolução do nosso cenário".

Até o momento de publicação desta notícia, a Riot não se manifestou sobre o caso.  

Comentários

'League of Legends': INTZ é punida por aliciamento de Sacyr, diretor da equipe comenta o caso

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.