Jackson Follmann passa bem após cirurgia na coluna cervical

ESPN.com.br
Divulgação/Chapecoense
Jackson Follmann passa bem após a cirurgia
Jackson Follmann passa bem após a cirurgia

Sobrevivente da tragédia envolvendo o avião da Chapecoense na Colômbia, o goleiro Jackson Follmann passou por uma cirurgia nesta terça-feira no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O jogador sofreu uma intervenção cirúrgica na coluna cervical, em procedimento que teve duração de uma hora e meia. Segundo boletim divulgado pelo hospital, a cirurgia terminou ‘sem nenhuma intercorrência'.

Ainda de acordo com o boletim, Jackson Follmann ‘está na recuperação pós-anestésica e passa bem. Ele voltará para a Unidade de Terapia Intensiva para a observação pós-cirúrgica'.

Nos próximos dias, o jogador também passará por uma operação na perna esquerda, que apresenta alguns ferimentos. Depois da análise na manhã desta terça dos exames realizados por Follmann, a equipe médica do hospital optou por fazer o procedimento para fixação da segunda vértebra cervical da coluna.

O procedimento foi conduzido pelo neurocirurgião Jorge Roberto Pagura e pelo ortopedista Alexandre Sadao Lutaka, com o acompanhamento de suas equipes e do ortopedista Marcos André Sonagli, médico da Chapecoense.

Jackson Follmann chegou ao Albert Einstein por volta da 1h20 da madrugada desta terça-feira. No Hospital São Vicente, em Medellín, na Colômbia, o jogador havia sido submetido a uma cirurgia de amputação de parte da perna direita.

Henzel e Alan Ruschel já estão no Brasil; Gabi Moreira traz informações direto de Chapecó

O lateral Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel estão a caminho de Chapecó. Eles deixaram Medellín em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta terça-feira. Ambos estão com o quadro clínico estabilizado e podem dar sequência à recuperação na cidade catarinense.

Júlio César revela medo de avião e torce por recomeço dos sobreviventes: 'Não deve ser fácil'

Já o zagueiro Neto segue internado na Colômbia. A expectativa dos médicos é trazê-lo de volta ao Brasil até o fim desta semana. O atleta respira sem a ajuda de aparelhos e tem apresentado boa evolução clínica nestes últimos dias.

Veja o boletim médico divulgado pelo hospital:

São Paulo, 13 de dezembro de 2016, 19h45

O jogador de futebol Jackson Follmann foi submetido à correção cirúrgica da fratura do processo odontóide (fixação da segunda vértebra cervical) nesta tarde. A cirurgia, que teve duração de 1h30, terminou às 18h sem nenhuma intercorrência.

O procedimento foi conduzido pelo neurocirurgião Jorge Roberto Pagura e pelo ortopedista Alexandre Sadao Iutaka, com o acompanhamento de suas equipes e do ortopedista Marcos André Sonagli, médico da Chapecoense.

A técnica utilizada foi a fixação por via anterior (pela frente) do processo odontóide de correção da luxação das vértebras cervicais 1 e 2.

A cirurgia foi realizada na sala híbrida (sala especialmente equipada para utilização de recursos tecnológicos), com a utilização de tomografia computadorizada intraoperatória, que serviu para a visualização, em tempo real, da colocação de um parafuso fixador. Foi utilizada também monitorização neurofisiológica, que permitiu o conhecimento das condições funcionais da medula durante o procedimento.

Terminada a cirurgia, foram realizados os curativos no membro inferior esquerdo e no coto de amputação (direito), que encontram-se com bom aspecto.

O paciente está nesse momento na recuperação pós-anestésica e passa bem. Voltará para a Unidade de Terapia Intensiva para a observação pós-cirúrgica.

Médicos responsáveis:

Dr. Jorge Roberto Pagura - CRM 24425
Dr. Alexandre Sadao Iutaka - CRM 84415

Diretor Superintendente do Hospital:

Dr. Miguel Cendoroglo Neto

Comentários

Jackson Follmann passa bem após cirurgia na coluna cervical

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.