Com título da Copa do Brasil, Grêmio será o líder do ranking da CBF

ESPN.com.br
Getty
Capitão Maicon levanta a taça: o Grêmio é campeão da Copa do Brasil 2016
Capitão Maicon levanta a taça: o Grêmio é campeão da Copa do Brasil 2016

O Grêmio será o líder do ranking da CBF, que terá a versão atualizada no começo de 2017. O time tricolor alcançou o primeiro lugar depois de conquistar o título da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira, encerrando um jejum de 15 anos.

Independentemente do resultado do jogo da última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Botafogo, domingo, na Arena, os comandados de Renato Gaúcho não podem mais ser superados por nenhum rival.

A pontuação, no entanto, depende da partida derradeira. Se confirmar a oitava posição no Brasileiro, o Grêmio vai encerrar o ano com 15.078 pontos. Caso fique em sétimo, aparecerá com 15.118.

Esta será a segunda vez que o Grêmio vai encerrar o ano na liderança do ranking no novo formato adotado pela CBF, a partir de 2011, sempre divulgado no início do ano seguinte.

A outra vez que o Grêmio foi líder foi na edição 2014. Palmeiras (2012), Fluminense (2013), Cruzeiro (2015) e Corinthians (2016) foram os outros times que acabaram em primeiro.

Vice da Copa do Brasil, o Atlético-MG, que já está confirmado na quarta posição do Brasileiro, será o segundo colocado. Campeão brasileiro, o Palmeiras aparecerá com 14.720 pontos na próxima edição da lista.

Jogo a jogo, veja como o Grêmio se sagrou campeão da Copa do Brasil de 2016

Líder do último ranking divulgado pela CBF, o Corinthians está na sétima posição no Brasileirão e pode, no máximo, ficar em quinto. Considerando a melhor hipótese, a equipe do Parque São Jorge pode somar no máximo 14.408 pontos.

Jogadores do Grêmio invadem coletiva e 'dão banho' em Renato e Carol Portaluppi

O ranking da CBF leva em conta os resultados das quatro divisões do Brasileiro, da Copa do Brasil e ainda concede bônus para os times que participavam de competições sul-americanas e ficavam fora da Copa do Brasil.

São levadas em conta as últimas cinco temporadas, com peso cinco para o ano atual, quatro para o anterior e daí por diante. Clique aqui para ver detalhadamente os critérios.

Comentários

Com título da Copa do Brasil, Grêmio será o líder do ranking da CBF

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.