Google testará inteligência artificial em "StarCraft II"

ESPN.com.br
Divulgação/Blizzard
Starcraft 2, RTS da Blizzard, testará os limites de aprendizado da IA produzido pela empresa Deepmind.
StarCraft II, RTS da Blizzard, testará os limites de aprendizado da IA produzido pela empresa Deepmind.

O novo instrumento de pesquisa para o desenvolvimento no campo da nteligência artificial é nada menos que o jogo de estratégia em tempo real da Blizzard, StarCraft II. O anúncio foi feito pelo Google, que trabalha na área por meio de seu braço responsável, a empresa britânica Deepmind.

No último mês de março, houve uma partida de Go, tradicional jogo de tabuleiro chinês, entre um dos melhores jogadores da modalidade, Kim Se Dol, um software de IA feito pela Deepmind. Após quatro partidas, a vitória ficou com a IA por 4 a 1.

A conquista mostrou o resultado do esforço da Deepmind, que já anunciou que o próximo campo de batalha entre a inteligência artificial contra inteligência humana, será em StarCraft II.

Para a Deepmind, o jogo da Blizzard oferece um método diferente de teste do visto no jogo de Go, ou mesmo no Xadrez, visto no embate entre Deep Blue, computador desenvolvido pela IBM, e o campeão russo Garry Kasparov, que aconteceu em 1997. A vitória ficou com a máquina.

StarCraft II possui mecânicas novas para a IA, com informação fornecido em tempo real pela partida. A IA terá de lidar os dados que fazem parte do jogo, mas são de conhecimento apenas do oponente. Portanto, também deve antecipar movimentos e se preparar para ação do adversário mesmo sem a total conciência de toda a partida.

O desafio será lançado contra grandes jogadores de StarCraft II pelo mundo. Segundo Deepmind, sua IA conta com um sistema chamado deep learning, ou aprendizagem profunda, que é usada para treinar o sistema a aprender as regras que fazem parte do jogo.

Divulgação/Blizzard
Os dados gerados pelas partidas dos jogadores serão usados para que a IA da Deepmind
Os dados gerados pelas partidas dos jogadores serão usados para que a IA da Deepmind 

Se antes, os jogos tabuleiro possuem uma superfície de jogo estática, apenas com a movimentação dos oponentes, em StarCraft II, há uma geração constante de dados com as ações de dos dois jogadores.

O sistema deve ser abastecido com os dados das partidas, milhares deles, para que a IA saiba como se chegou a tal resultado, onde estão os pontos fortes e fracos de cada estratégia.

A Deepmind acrescenta que todos nós, jogadores, podemos ajudar nesta pesquisa, já que o sistema aprendizagem profunda precisa de dados para aprender, gerados pelas partidas compartilhadas pelos jogadores.

A pesquisa começa já no primeiro trimestre de 2017.

Comentários

Google testará inteligência artificial em "StarCraft II"

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.