Com seu 'Ferguson', Bragantino tenta manter mais longo casamento com Série B

ESPN.com.br
Gazeta Press
Marcelo Veiga Bragantino Vasco Futebol Série B Gazeta Press
Marcelo Veiga comanda pela quinta vez o Bragantino

Sir Alex Ferguson assumiu o Manchester United, da Inglaterra, em 1986, fez mais de 1500 jogos no comando do clube e ainda o fez um dos maiores e mais ganhadores de títulos do mundo. Quase 10 mil quilômetros da cidade britânica, em Bragança Paulista, outro técnico muito identificado com seu time tenta conquistar seus objetivos.

Bem mais modestos, é verdade...

Marcelo Castelo Veiga, com cinco passagens e mais de 400 partidas no currículo pelo Bragantino, tentará nesta sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Castelão, uma vitória contra o Ceará para seguir o sonho do time do interior de continuar o mais longo casamento de uma equipe com a Série B do Campeonato Brasileiro.

O "Massa Bruta" subiu da terceira para a segunda divisão como campeão da Série C em 2007 e, desde então, não saiu mais da divisão de acesso.

De lá para cá, nas outras oito campanhas na segundona, o Bragantino já terminou em sétimo, oitavo, nono, 12º, 14º, 16º e duas vezes em sexto - sua melhor colocação. Hoje, o clube interiorano está na 17º posição, com 30 pontos ganhos, e seria um dos quatro a caírem para a Série C em 2017.

Luciano Claudino/Código19/Gazeta Press
Bragantino é o 17º colocado
Bragantino é o 17º colocado

O único time que tem tantos anos de segunda divisão seguidamente é o Paraná Clube, que caiu em 2007 e nunca mais voltou a subir.

Curiosamente, Veiga não comandou o "Braga" na Série B apenas no ano passado, justamente quando o time brigou até as últimas rodadas para subir pela primeira vez desde 1998 à elite do Brasileirão. À ocasião, ele treinou o Guarani e depois assumiu o Botafogo-SP.

"Dificilmente alguém vai atingir [sua marca] no Brasil, pelo menos em clube do interior. Em clube grande ainda é possível. É uma honra estar num clube como o Bragantino e fazer parte da história, além de um recomeço", disse o treinador, em entrevista ao portal Uol, em 2014.

Este ano, no entanto, não é o dos melhores para Marcelo Veiga. Desde que chegou ao Bragantino para sua quinta passagem em 2016, são só três vitórias, dois empates e nove derrotas em 14 partidas - com aproveitamento de apenas 26%.

Comentários

Com seu 'Ferguson', Bragantino tenta manter mais longo casamento com Série B

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.