Arquibancadas do Camp Nou voltam a exibir bandeiras separatistas catalãs

EFE
Matthew Ashton - AMA/Getty Images
Torcedores do Barcelona na arquibancada do Camp Nou
Torcedores do Barcelona na arquibancada do Camp Nou 

As arquibancadas do estádio Camp Nou se encheram nesta quarta-feira novamente de bandeiras que apoiam a independência da região da Catalunha em relação à Espanha - 30 mil delas distribuídas por voluntários de quatro entidades pró-soberania - em apoio, segundo os organizadores, à presidente do parlamento catalão, Carme Forcadell.

Como vem sendo habitual nos últimos jogos da Liga dos Campeões, uma parte majoritária do público que assistiu à partida entre o Barcelona e o Manchester City vaiou o hino da competição e, ao ao término de sua execução, entoaram gritos de independência.

Além disso, foi estendido um cartaz em uma das laterais do Camp Nou com a mensagem "Welcome to Catalonia" ("Bem-vindos à Catalunha").

A iniciativa, promovida pela Assembleia Nacional Catalã (ANC), Òmnium Cultural, a Plataforma Pró-Seleções Esportivas Catalãs e a associação de juristas Drets, defendeu também as instituições catalãs "ameaçadas pela constante judicialização imposta pelo governo espanhol", segundo os organizadores.

Esta não é a primeira vez que as entidades soberanistas distribuíram bandeiras separatistas antes de uma partida do Barcelona pela Liga dos Campeões.

Em setembro, no duelo com o Celtic, a ação aconteceu em resposta às sanções que a Uefa impôs ao clube pela exibição destas bandeiras.

A partida desta quarta-feira contou com a presença do presidente da Generalitat da Catalunha, Carles Puigdemont, a presidente do parlamento da Catalunha, Carme Forcadell, e o vice-presidente do governo catalão, Oriol Junqueras, entre outras autoridades.

Comentários

Arquibancadas do Camp Nou voltam a exibir bandeiras separatistas catalãs

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.