Morte de Senna chocou e fez Damon Hill campeão da F-1 há 20 anos

ESPN.com.br
Getty
Schumacher e Hakkinen banham Hill de champanhe após título em 1996
Schumacher e Hakkinen banham Hill de champanhe após título em 1996

Há 20 anos, no GP do Japão, o último da temporada da Fórmula 1, Damon Hill seguiu os passos do pai, Graham, e se tornou campeão mundial com a oitava vitória em 16 etapas.

É a única dupla de pai e filho na história campeã na F-1, algo que Nico Rosberg tenta igualar neste ano (Keke ganhou o campeonato em 1982).

O britânico demorou a entrar na F-1 e só começou na categoria em 1992, já aos 32 anos. Em 1994, tinha ao seu lado como companheiro na Williams ninguém menos do que o tricampeão Ayrton Senna.

A morte do brasileiro na terceira etapa daquele Mundial, em Ímola, mudou o patamar de Damon Hill: ele deixou de ser segundo piloto para virar o número 1.

"Isso mudou minha vida", afirmou o britânico em entrevista à Sky Sports para falar de sua autobiografia, "Watching The Wheels". "Eu não acredito que teria ganho um campeonato mundial. Eu teria sido o número 2 para Ayrton, poderia ter brigado pelo segundo lugar com Michael (Schumacher)".

"Eu fui jogado para a linha de frente após perder Ayrton, promovido ao cara carregando as esperanças de (ganhar o) campeonato que eu nunca esperei acontecer".

Getty
Damon Hill e Ayrton Senna foram companheiros na Williams em 1994
Hill e Senna foram companheiros em 1994

Esta foi a segunda tragédia na vida do britânico: o pai, Graham, morreu quando ele tinha 15 anos após um acidente quando pilotava seu próprio avião.

Damon Hill poderia ser bicampeão da Fórmula 1 se não fosse a polêmica manobra de Michael Schumacher na prova da Austrália, a última da temporada 1994, quando o alemão jogou sua Benetton contra a Williams do inglês, tirou ambos da prova e levou o título por apenas um ponto de vantagem, 92 a 91.

"Michael foi claramente um piloto muito talentoso e determinado, mas ele estava com uma equipe que estava mais inclinada a fazer tudo que eles tinham que fazer para ganhar. Ele tinha sua relação com as regras que muitas pessoas questionavam", afirmou.

Comentários

Morte de Senna chocou e fez Damon Hill campeão da F-1 há 20 anos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.