Estudo aconselha times a chegar pouco antes de jogo na altitude

ESPN.com.br com Agência Reuters
Diversos estudos realizados pela Federação Boliviana de Futebol (FBF) recomendam chegar apenas horas antes de uma partida na altitude para não afetar o desempenho dos jogadores.

Chegar em cima da hora, jogar e partir logo depois atenua os efeitos da altitude, afirmou comissão de médicos que realizou durante duas semanas testes para provar à Fifa que não deve ratificar a proibição para a disputa de jogos de futebol a mais de 2.750 metros acima do nível do mar.

"Chegar somente algumas horas antes, jogar e ir é o melhor para que a altura não afete os jogadores", disse à Reuters o presidente da comissão médica da FBF, Ivo Eterovic. "Fisiologicamente o corpo humano começa a responder (à altura) a partir da quarta ou quinta hora".

Em dezembro de 2007, a Fifa anunciou a proibição de jogos na altitude que foi suspensa temporariamente em maio de 2008.

A entidade deve recomendar às 208 federações associadas, durante reunião em outubro, um período de adaptação de duas semanas antes de jogar na altitude.

"Segundo os estudos que concluímos, não é necessário um período de adaptação. Já não há porque vetar o futebol na altitude", afirmou Eterovic.
Comentários

Estudo aconselha times a chegar pouco antes de jogo na altitude

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.