Bagunça no calendário acontece por que CBF não cumpriu promessa

ESPN.com.br
Alan Lima/MoWA Press
Marco Polo Del Nero, presidente da CBF
Marco Polo Del Nero, presidente da CBF

Com a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro programada para os próximos dias 5, 6, 8 e 9 de outubro, a CBF quebrará uma promessa feita por ela há pouco mais de um ano, quando determinou que não haveria jogos da competição nacional no mesmo período em que ocorressem partidas válidas pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

A entidade publicou um ofício em 25 de agosto de 2015 com o planejamento de datas para os torneios disputados no país. E, ao divulgar o conteúdo, fez questão de ressaltar:

"Um desejo de clubes, torcedores e analistas de todo o país será realizado em 2016. Quando a Seleção Brasileira estiver em campo pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo, o Brasileirão vai parar. A mudança é uma iniciativa da Diretoria de Competições da CBF, atendendo à orientação do presidente da entidade, Marco Polo Del Nero", dizia.

"De acordo com o presidente Marco Polo Del Nero, a pausa na agenda dos clubes da Série A para os jogos das Eliminatórias valoriza a principal competição realizada no país e a própria Seleção Brasileira, cria um tempo extra para treinamentos dos times e fortalece ainda mais o Brasileirão, o campeonato nacional mais equilibrado do mundo", afirmava em outro trecho.

A seleção brasileira terá compromissos pela eliminatória nos dias 6 e 11 de outubro. Primeiro jogará com a Bolívia, em Natal. Depois enfrentará a Venezuela, em Mérida.

Na programação feita há um ano pela CBF, a 29ª rodada do Brasileiro estava prevista para ocorrer neste fim de semana, mas, agora, as datas servirão para as partidas da 28ª rodada do torneio nacional (entenda melhor mais abaixo).

Se a programação original fosse cumprida, o Brasileiro seria interrompido por nove dias, retornando com a 30ª rodada em 12 de outubro.

Vale lembrar que a entidade respeitou a promessa na rodada anterior da eliminatórias (dias 1º e 6 de setembro), interrompendo o Campeonato Brasileiro.

G-4 vai virar G-5 no Campeonato Brasileiro? Bertozzi explica

COMO FICOU

As datas previstas para ocorrer a 29ª rodada vão abrigar, na verdade, os jogos da 28ª rodada. Diferentemente do previsto, não haverá pausa de nove dias na competição por causa dos jogos da eliminatória sul-americana. E a 30ª rodada, essa sim seguindo a programação original, será disputada nos dias 12 e 13 de outubro.

O que ocorreu para a rodada 29 não ser disputada na data original? A 20ª rodada, que deveria ocorrer no dia 10 de agosto, foi transferida para o fim de semana 13 e 14 do mesmo mês quando a tabela foi divulgada pela confederação, já em 2016.

Essa sútil mudança fez com que todas as datas do Brasileiro a partir daquela rodada (até a 30ª) fossem postergadas em relação ao planejamento original.

Gazeta Press
Robinho, jogador do Atlético-MG, em ação pelo time
Robinho, jogador do Atlético-MG, em ação pelo time

ADIAMENTOS

O fato de não respeitar o prometido gerou pedidos de alteração de jogos.

Palmeiras e Flamengo, líder e vice-líder do Brasileiro, respectivamente, foram contemplados pela CBF. Ao invés de jogaram no meio da semana (dia 5), vão disputar os confrontos contra América-MG e Santa Cruz, pela ordem, somente no dia 9.

Já o Atlético-MG, terceiro colocado, não foi contemplado pela entidade nacional. O clube alvivengro queria adiar o confronto contra o Corinthians, no dia 5, para uma data futura, não especificada por ele no pedido. A CBF recusou por falta de datas.

O time mineiro terá cinco desfalques por causa da eliminatória (Frickson Erazo e Juan Cazares pela seleção do Equador; Lucas Pratto, pela Argentina; Rafael Carioca, pelo Brasil; Rómulo Otero, pela Venezuela) e não tinha interesse em jogar dia 9, como os rivais.

Comentários

Bagunça no calendário acontece por que CBF não cumpriu promessa

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.