'Clube dos 5': Isaquias e o grupo de brasileiros com mais de uma medalha em uma única Olimpíada

ESPN.com.br

Cinco. Apenas cinco atletas em 96 anos do Brasil na Olimpíada conseguiram o feito de ganhar duas medalhas em uma mesma edição dos Jogos. Um deles realizou a façanha nesta quinta-feira: Isaquias Queiroz.

Justo ele, que sempre teve que remar contra a maré. Aos 3 anos, uma panela com chá quente caiu sobre o seu corpo, entre a vida e a morte. Aos 10, um acidente aparentemente bobo, uma queda em cima de uma pedra, causou a perda de um rim.

Mas a maré virou para Isaquias. Aos 19 anos, se tornava campeão mundial. Em 2016, a redenção máxima, com a medalha olímpica. Uma, não, duas. Que podem virar até três. "Minha meta são três medalhas. Ainda tenho que ganhar mais uma", disse.

Veja, abaixo, a saga dos brasileiros com mais de uma medalha conquistada em uma mesma edição dos Jogos:

Guilherme Paraense

Tiro | Antuérpia-1920

Gazeta Press
Guilherme foi ouro no individual e bronze por equipes

Primeiro medalhista de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos, Guilherme Paraense também foi um dos pioneiros quando o assunto é ganhar mais de uma medalha em uma mesma edição olímpica. Em 1920, na Antuérpia, ele foi campeão na modalidade pistola de tiro rápido e bronze na disputa por equipes da pistola livre 50 metros. Suas conquistas vieram após uma saga enorme para chegar até a Bélgica.

 

Afrânio da Costa

Tiro | Antuérpia-1920

Divulgação
Selo Afrânio da Costa

Se Guilherme Paraense foi o primeiro medalhista de ouro do Brasil, coube a Afrânio da Costa o papel de conquistar a primeira medalha do país na História dos Jogos: a prata na pistola livre. Horas depois, participou da competição por equipes, ao lado de Paraense, e ficou com o bronze.

 

Gustavo Borges

Natação | Atlanta-1996

Divulgação
Gustavo Borges 1996

Nascido em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Gustavo Borges fez hostória nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta. Ele conquistou a medalha de prata nos 200m livre e o bronze nos 100m livre, se tornando o primeiro homem de toda a natação brasileira e ter duas medalhas em uma única edição da Olimpíada

 

Cesar Cielo

Natação | Pequim-2008

Getty
Cielo medalhas 2008

A história que começou com Gustavo Borges teve sequência com Cesar Cielo. O paulista de Santa Bárbara D'Oeste abriu sua participação nos Jogos de Pequim-2008 com o bronze nos 100m livre. Em seguida, ficou com o ouro nos 50m livre. Com direito a recorde olímpico, ele se tornou o primeiro nadador brasileiro a ser campeão nos Jogos.

 

Isaquias Queiroz

Canoagem | Rio-2016

Getty
Isaquias Queiroz comemora conquista de sua segunda medalha nos Jogos do Rio

De Ubaitaba para a história. O baiano Isaquias Queiroz, 22 anos, tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica para o Brasil na canoagem, a prata na categoria C1 1.000m; achou pouco e, apenas dois dias depois, tornou a história ainda maior: ganhou outra, o bronze na C1 200m, entrando para o seletíssimo "Clube dos 5".

 

Veja o melhor da Olimpíada de 2016 nos canais ESPN e no ESPN.com.br . Além disso, acompanhe toda a cobertura direto do Rio de Janeiro no seu celular, tablet ou computador pelo WatchESPN!

Comentários

'Clube dos 5': Isaquias e o grupo de brasileiros com mais de uma medalha em uma única Olimpíada

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.