De Ubaitaba para a história! Isaquias é prata e dá primeira medalha da canoagem ao Brasil

Jean Pereira Santos, do Rio de Janeiro (RJ) para o ESPN.com.br
saquias Queiroz conquista a primeira medalha olímpica da canoagem brasileira

Isaquias Queiroz está na história do esporte brasileiro. O baiano da pequena Ubaitaba, a 'cidade das canoas', ganhou a prata nesta terça-feira na categoria C1 1.000m e deu a primeira medalha olímpica da canoagem ao Brasil, com tempo de 3min58seg529.


O brasileiro travou uma disputa emocionante com o alemão Sebastian Brendel, que levou a melhor nos metrôs finais, fechou em 3min56seg926 e ficou com o ouro, o bi, já que ganhara também em Londres-2012. Serghei Tarnovschi, da Moldávia, ficou com o bronze - terminou a prova com 4 minutos.

Mas o feito de Isaquias é gigante. Ele, que ainda competirá em duas provas no Rio, fez o que nenhum brasileiro conseguira na história da canoagem, modalidade que o Brasil só estreou em Jogos em Barcelona-1992.

Isto horas depois de Thiago Braz fazer algo idêntico no salto com vara, neste caso, levando o ouro.

Com um rim a menos, Isaquias Queiroz se supera para tentar ouro na canoagem em 2016

E Isaquias não perdeu para um desconhecido. Brendel é o atual campeão mundial da categoria e já na eliminatória olímpica, na segunda, fizera o melhor tempo da classificação, com o brasileiro em segundo.

Isaquias já ganhou o Mundial de canoagem em provas individuais, mas nas duas vezes foi na categoria C1 500m, que já foi Olímpica.

Givago Ribeiro analisa 'prata com gostinho de ouro' de Isaquias e projeta bons resultados na canoa dupla

Além disso, essa não é a única vez que Isaquias entrará nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas. Na quarta-feira, ele buscará vaga para a final da categoria C1 200m - prova na qual ficou com o ouro no Pan-Americano de 2015; a disputa por medalha é na quinta; na sexta, o brasileiro tentará se classificar na C2 1.000m com o parceiro Erlon de Souza - a briga por pódio é no sábado.

Veja o melhor da Olimpíada de 2016 nos canais ESPN e no ESPN.com.br . Além disso, acompanhe toda a cobertura direto do Rio de Janeiro no seu celular, tablet ou computador pelo WatchESPN!

Comentários

De Ubaitaba para a história! Isaquias é prata e dá primeira medalha da canoagem ao Brasil

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.