EUA levam revezamento feminino e ganham seu 1000º ouro na história dos Jogos

Bianca Daga e Igor Resende, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br
Getty
Equipe feminino do 4x100m medley deu o milésimo ouro aos EUA
Equipe feminino do 4x100m medley deu o milésimo ouro aos EUA 

Senhoras e senhores, não olhem agora, mas os Estados Unidos acabam de chegar à impressionante e histórica marca de 1000 medalhas de ouros na história dos Jogos Olímpicos. O feito inédito veio nas piscinas do Rio de Janeiro, com as meninas do revezamento 4x100m medley. Kathleen Baker, Lilly King, Dana Vollmer e Simone Manuel escreveram seus nomes nos livros ao vencer a prova com 3:53.13. A prata ficou com a Austrália, e o bronze com a Dinamarca.

A história norte-americana na Olimpíada é extraordinária desde o começo. Das 27 edições dos Jogos que participaram - não disputaram em Moscou, 1980, por conta da Guerra Fria -, o país ficou em primeiro no quadro de medalhas em nada menos que em 16. Só no Rio de Janeiro, já são 24 medalhas douradas em apenas uma semana de disputas.

Agora, a conta geral chega a 1000 ouros, 763 pratas e 674 bronzes. Incríveis 2437 medalhas.

Há, porém, uma pequena polêmica na contagem. Tudo por conta de um ouro em 1904. E de um nome: Julius Lenhart. O ginasta nasceu na Áustria, mas competiu por um clube norte-americano e ganhou duas medalhas de ouro: uma no individual geral e outra por equipes. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos queria considerar as duas medalhas, mas o principal historiador olímpico do país, Bill Mallon, se recusou a contar qualquer uma das duas, dizendo que uma seria austríaca e outra de um ‘Time Misto'.


Com isso, o consenso foi de que cada um desse um pouco o braço a torcer. Assim, a maioria das pessoas considera a medalha conquistada na disputa por equipes, mas não considera a medalha da disputa individual - algo que até parecer razoável de se fazer.

Comentários

EUA levam revezamento feminino e ganham seu 1000º ouro na história dos Jogos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.